Energia elétrica

Fornecimento de energia deve ficar mais estável

Valor Econômico
10/01/2005 02:00
Visualizações: 61

O fornecimento de energia para o Rio de Janeiro e Espírito Santo deve ficar mais estável a partir de março, quando será inaugurada a linha de transmissão de Furnas ligando Ouro Preto (MG) a Vitória (ES). Isso porque esse reforço no atendimento ao Espírito Santo deixará maior folga para o sistema de transmissão que atende o Rio, que junto com o estado vizinho fica hoje no que se chama "ponta" do sistema elétrico interligado, explicou Luiz Eduardo Barata, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com Barata, o Espírito Santo, que hoje é atendido por intermédio do Rio, passará a contar com a energia de todo o sistema elétrico nacional, que chegará àquele estado atravessando o sistema de transmissão da Cemig.
O sistema elétrico nacional voltou a ser foco de atenções, inclusive da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, na sexta-feira, após novo desligamento no fornecimento para o Rio e o Espírito Santo durante cerca de meia hora. A capital do Rio escapou, mas foram atingidas as cidades de Campos, Macaé, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis. No Espírito Santo foram desligadas a capital, Vitória, e Cachoeiro do Itapemirim.
O novo blecaute foi causado por uma série de fortes descargas elétricas que levaram ao desligamento de dois circuitos de alta tensão (345 Kv) na linha de transmissão que faz a ligação Adrianópolis (SP) - Campos (RJ) - Macaé (RJ) - Vitória (ES). O primeiro desligamento no Rio ocorreu às 15h17 com o fornecimento sendo restabelecido às 15h39. O segundo, que atingiu o Espírito Santo, ocorreu às 15h19, com o fornecimento sendo retomado às 15h49. O ONS garante que não há qualquer conexão com o blecaute do outro sábado, quando houve falha humana.
A ministra reiterou que não há riscos de apagão. "Racionamento e apagão são decorrentes de problemas estruturais, de desequilíbrios entre oferta e demanda ou por linhas de transmissão insuficientes. Não existe, no Brasil, ameaça de apagão ou de racionamento", afirmou, em nota.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.