Captação de Recursos

Fontes de captação de recursos para inovação ajudam no aumento da competividade

Estratégia da engenharia financeira é adotada para otimizar investimentos.

Firjan
29/01/2015 12:03
Visualizações: 66

Para aumentar a competitividade, empresas industriais fluminenses inovam também na hora da captação de recursos. A estratégia da engenharia financeira é adotada para otimizar investimentos, driblar as dificuldades no acesso ao dinheiro e se adequar à dinâmica das instituições e agências de fomento brasileiras.

Nessa engenharia, um novo produto ou processo pode se tornar viável a partir da articulação de diferentes fontes de financiamento, incentivos e do alinhamento aos principais atores do sistema de inovação do país. Segundo empresários, o caminho percorrido para inovar permanece árduo e, portanto, é preciso aproveitar de forma estratégica as oportunidades disponíveis.

A cultura dos editais precisa mudar. A reflexão é de Anderson Rossi, assessor de inovação do Sistema Firjan. “Na maioria dos casos, as empresas não têm proatividade em buscar informações de forma constante. Muitas esperam um edital ser publicado para se organizar. Nesse caso, é impossível se planejar”. Para Rossi, a engenharia financeira oferece condições para que as indústrias desenvolvam suas inovações com agilidade e sejam mais competitivas. É preciso quebrar a regra da falta de informação, investir no monitoramento e conhecer as fontes disponíveis, adequadas ao esforço de inovação da empresa. “Informação é o mínimo necessário para inovar”, aconselha.

Nesse processo, os institutos de ciência e tecnologia (ICT´s) devem estar preparados para caminhar junto às empresas. O gerente do Centro de Tecnologia Senai Ambiental, Paulo Roberto Furio, destaca que o centro tem adotado a tendência e, com apoio da Assessoria de Inovação Tecnológica do Sistema FIRJAN, estuda e submete propostas às linhas de recursos com alinhamento à pesquisa que será desenvolvida. “Nosso objetivo é simular algumas possibilidades de linhas de fomento, devidamente orientados por requisitos técnicos, para tornar os projetos ainda mais atrativos do ponto de vista econômico”.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13