Evento

Fapesp e Statoil promovem workshop sobre eficiência na produção de óleo e gás no dia 07/06 em SP

Redação/Assessoria
05/06/2017 20:26
Visualizações: 372

A busca de soluções inovadoras para aumentar a eficiência da produção de poços e de reservatórios de petróleo e para melhorar a gestão da água retirada junto com o óleo no processo de perfuração e extração serão os temas de workshop nesta quarta-feira, dia 7 de junho, na FAPESP, organizado pela Fundação e pela Statoil Brasil Óleo e Gás, subsidiária da estatal norueguesa.

O workshop vai discutir os tópicos de interesse da Fundação e da empresa na implantação do Centro de Pesquisa em Engenharia – Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás (Engineering Research Center in Oil Reservoir and Production Management - ERC-RPM, na sigla em inglês), além de esclarecer dúvidas da comunidade científica interessada na apresentação de projetos em resposta à Chamada de Propostas divulgada no último dia 12 de abril, no âmbito do Acordo de Cooperação entre a FAPESP e a Statoil, firmado em 2016.

Pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo terão até 28 de julho para apresentar propostas e a divulgação do resultado da seleção está prevista para 14 de novembro. Os projetos deverão abranger três linhas de pesquisa: otimização de produção de poços e reservatórios de petróleo, recuperação avançada de óleo e gerenciamento de água (water handling).

As propostas de pesquisa científica e tecnológica submetidas à FAPESP devem seguir as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), que financia projetos de pesquisa em colaboração entre universidades ou institutos de pesquisa no Estado de São Paulo e empresas. A proposta selecionada contará, por um período de 10 anos, com até R$ 5 milhões anuais, divididos entre a FAPESP e a Statoil.

A expectativa é que o Centro de Pesquisa em Engenharia – Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás (ERC-RPM) também obtenha financiamento por meio de parcerias com agências governamentais e não governamentais responsáveis pela formulação de políticas públicas e que os resultados das pesquisas induzam a criação de empresas de base tecnológica (startups) a serem apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

A FAPESP já apoia cinco Centros de Pesquisa em Engenharia, em parceria com as empresas Peugeot-Citroën, BG/Shell Brasil, GlaxoSmithKline (GSK) e Natura, respectivamente nas áreas de biocombustíveis, gás natural, química verde, moléculas para fármacos e bem-estar humano.

O texto completo da Chamada de Propostas está publicado em: www.fapesp.br/10891.

 

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13