Rio Oil & Gas 2010

Falta de profissionais qualificados é debatido no evento

A indústria naval e offshore, impulsionada pelo setor de petróleo e gás, abriu um mar de oportunidades no Brasil, mas a baixa escolaridade do país é um gargalo que tem de ser vencido pelas empresas. A avaliação foi apresentada ontem pelo presidente do Estaleiro Atlântico Sul, Ângelo Belleli

Redação
14/09/2010 11:20
Visualizações: 118
A indústria naval e offshore, impulsionada pelo setor de petróleo e gás, abriu um mar de oportunidades no Brasil, mas a baixa escolaridade do país é um gargalo que tem de ser vencido pelas empresas. A avaliação foi apresentada ontem pelo presidente do Estaleiro Atlântico Sul, Ângelo Bellelis, no painel técnico “Capital Humano como fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da indústria do petróleo do Brasil”, realizado nesta segunda-feira, na Rio Oil & Gas.


De acordo com Bellelis, de 2000 a 2009, foram encomendadas aos estaleiros do país 138 embarcações. Entretanto, com o aquecimento puxado pela indústria do petróleo, as encomendas só em 2010 chegaram a 170. Esse número mostra o tamanho do desafio que os estaleiros têm de enfrentar para conseguir mão-de-obra.


O estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, teve de formar e contratar 5 mil trabalhadores desde sua inauguração, há três anos. “Hoje temos 5 mil funcionários treinados e 80% deles são naturais de Pernambuco”, conta Bellelis.


Na estratégia de trazer operários já qualificados, o Atlântico Sul trouxe até 125 dekasséguis, que trabalhavam em estaleiros japoneses e quiseram voltar ao Brasil. Além disso, um dos acionistas do estaleiro, a Samsung, trouxe coreanos com expertise no setor.


O problema da falta de mão-de-obra qualificada não atinge somente os estaleiros, mas toda a indústria do petróleo. Segundo Diego Hernandes, gerente-executivo de Recursos Humanos da Petrobras, que também participou do painel, a falta de engenheiros e outros profissionais de nível superior também é um desafio.


De acordo com Hernandes, dos 14.800 engenheiros de petróleo formados a cada ano no mundo, cerca de 10% são graduados no Brasil. Para os 13.400 geólogos e geofísicos formados no mundo, cerca de 9% estão no Brasil. A China produz um terço dos formados nas categorias acima.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13