Internacional

Exportações de petróleo do Irã em maio caem para 400 mil bpd, dizem fontes

Reuters, 29/05/2019
29/05/2019 13:04
Visualizações: 363

As exportações de petróleo do Irã caíram fortemente em maio, para cerca de 400 mil barris por dia (bpd), de acordo com duas fontes da indústria e dados de embarcações, após os Estados Unidos terem apertado sanções sobre a principal fonte de receita do governo iraniano.

Os EUA reimpuseram sanções sobre o Irã em novembro após deixarem um acordo nuclear de 2015 entre Teerã e seis potências globais. Visando reduzir as vendas iranianas a zero, Washington neste mês encerrou isenções temporárias das sanções sobre as importações de petróleo iraniano.

O Irã, no entanto, ainda exportou cerca de 400 mil bpd até o momento no mês, segundo dados do Refinitiv Eikon e duas fontes da indústria que acompanham os fluxos. O número é menos que metade do visto em abril, e o grosso do petróleo está indo para a Ásia.

A queda nas exportações apertou o mercado, apoiando os preços e reduzindo fortemente as receitas do Irã.

A primeira fonte disse que as exportações devem ficar em torno de 400 mil bpd, enquanto a segunda afirmou que elas podem atingir até 500 mil bpd.

Uma autoridade do Irã recusou-se a comentar.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19