Água

Evento no Rio de Janeiro discute dessalinização e reúso da água

Associação Internacional de Dessalinização realiza primeiro evento técnico de alto nível no Brasil.

Redação / Assessoria
06/01/2015 12:04
Visualizações: 195

Nas últimas décadas, a América Latina tem enfrentado um de seus principais períodos de escassez de água, que afeta a população, as indústrias, a geração de energia e, consequentemente, o desenvolvimento dos países. Diante dessa realidade, a busca por novas técnicas e processos de tratamento de água e reúso de efluentes se tornou crucial, especialmente no Brasil.

Em meio a esse cenário, a Associação Internacional de Dessalinização (do inglês IDA – International Desalination Association) promove, em parceria com o Portal Tratamento de Água ( www.tratamentodeagua.com.br ), a conferência “Reúso de Água e Dessalinização para o Desenvolvimento da América Latina”, que acontece nos dias 23 e 24 de março, no Windsor Atlantica Hotel (Av. Atlântica, 1020 – Copacabana), no Rio de Janeiro.

Primeiro evento realizado pela associação no Brasil, a conferência apresentará o papel dos processos de dessalinização e reaproveitamento de água na gestão dos recursos hídricos e sua importância para os setores de saneamento básico, mineração, óleo e gás, química e petroquímica, papel e celulose, entre outros. Serão apresentadas diversas experiências internacionais sobre cada um desses setores.

A purificação da água salgada é realizada por meio de membranas semipermeáveis de osmose reversa, que retém os sais dissolvidos e outros elementos nocivos à saúde e/ou aos processos industriais.

No Brasil, esse método já é amplamente utilizado no setor industrial e, já há algum tempo, também na ilha de Fernando de Noronha para produção de água potável a partir da água do mar. Outros processos aplicados no País são a ultrafiltração (UF), biorreatores com membranas (MBR) e nanofiltração (NF). Em toda a América Latina, o México é pioneiro na dessalinização para alimentar refinarias, o Chile abastece minas na Cordilheira e a Venezuela está construindo uma planta de tratamento de água salgada para os sistemas de petróleo.

O evento terá participação de palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão temas como: Reúso de Água e Dessalinização – Casos de Sucesso no Mundo; Reúso de Água e Dessalinização na América Latina; Aplicações em Óleo e Gás (upstream e downstream); e Aplicações na Indústria de Mineração.

As inscrições para a conferência podem ser realizadas no website da IDA: www.idadesal.org

Serviço


“Reúso de Água e Dessalinização para o Desenvolvimento da América Latina”
Local: Windsor Atlantica Hotel
Endereço: Av. Atlântica, 1020 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Data: 23 e 24 de março de 2015
Horário: das 8h às 18 h

Informações e inscrições: www.idadesal.org ou www.tratamentodeagua.com.br

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19