IPC 2008

Evento faz de Calgary a capital mundial dos dutos

Acontece em Calgary, Canadá, a sétima edição da International Pipeline Conference (IPC) que, junto com a Rio Pipeline, realizada no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes eventos mundiais do setor dutoviário. A TN Petróleo está em Calgary participando do Pavilhão Brasil, para cobrir a fe

Redação
30/09/2008 15:59
Evento faz de Calgary a capital mundial dos dutos Visualizações: 363

Tem início hoje (29), em Calgary, Canadá, a sétima edição da International Pipeline Conference (IPC) que, junto com a Rio Pipeline, realizada no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes eventos mundiais do setor dutoviário. A TN Petróleo está em Calgary participando do Pavilhão Brasil, para cobrir o evento, elaborar um perfil do setor de óleo e gás no Canadá e pesquisar as possibilidades de intercâmbio entre os dois países.

 

Durante cinco dias (até 3/10) serão debatidos temas que vão desde a importância da formação de engenheiros para o setor de dutos, os marcos regulatórios do setor, transporte e armazenagem de etanol e biocombustíveis, boas práticas e desafios das construções em larga escala, até o design, reparo e manutenção; materiais utilizados, integridade dos dutos, conceitos geotécnicos para design e construção de dutos e sistemas de detecção de vazamentos.

 

A organização do evento já contabiliza mais de mil delegados inscritos. Realizada a cada dois anos, a última edição da IPC aconteceu em 2006, contando com uma já expressiva participação brasileira. Dos 315 trabalhos apresentados, 31 eram procedentes do Brasil. Este ano participam do Pavilhão Brasil a Petrobras, o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), e ainda Liderroll, AselTech, Pipeway, Brenco, Azevedo Travassos, Norberto Odebrecht, GeoRadar, IMC Saste e Graw Caldeiraria. Integram também a comitiva brasileira representantes do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e de empresas como TenarisConfab e Techint. O estande brasileiro tem 90m2.

 

Amanhã (30/09) o Consulado Geral do Canadá promoverá uma recepção à delegação brasileira, com o objetivo de buscar uma maior integração e troca de experiências com executivos de empresas canadenses, divulgando informações sobre as oportunidades no mercado de dutos e projetos que serão desenvolvidos futuramente no Brasil. No Clube do Petróleo de Calgary haverá um café da manhã que contará com uma apresentação da Petrobras sobre projetos e oportunidades no setor de dutos no Brasil.

 

Localizada na província de Alberta, a cerca de 80 km das Montanhas Rochosas e chamada de "Coração do Novo Oeste" (Heart of the new west), Calgary é a terceira cidade mais populosa do país, e atualmente um importante centro financeiro e comercial. Mais empresas estão sediadas em Calgary do que qualquer outra cidade canadense, com exceção de Toronto. O centro financeiro de Calgary possui vários arranha-céus de até 215 metros de altura.

 

Embora o petróleo tenha sido descoberto em Alberta em 1914, somente na década de 1960, com a confirmação de grandes reservas na província, que a atividade tornou-se a principal fonte da região. Calgary possui diversas refinarias de petróleo, embora Edmonton refine a maioria do petróleo extraído na região. Indústrias de plásticos e de refino de gás natural também operam em grande escala na cidade, onde estão sediadas as principais empresas petrolíferas do país e as estrangeiras que aqui operam. Outras companhias, que trabalham com engenharia e geologia, também têm suas sedes principais na cidade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19