Evento

Evento da ABM terá palestra sobre tendências da tecnologia na indústria

As tendências macroeconômicas internacionais e nacionais e suas implicações para a tecnologia da indústria serão os focos da palestra que o doutor em economia, Roberto Brás Matos Macedo, fará no dia 14 de setembro, em Vila Velha (ES), como parte da programação do evento Redução de Minér

Redação
29/08/2011 17:32
Visualizações: 174
As tendências macroeconômicas internacionais e nacionais e suas implicações para a tecnologia da indústria serão os focos da palestra que o doutor em economia, Roberto Brás Matos Macedo, fará no dia 14 de setembro, em Vila Velha (ES), como parte da programação do evento Redução de Minério de Ferro & Tecnologia Mineral 2011 da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM.

Formado pelo 41º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e 12º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, o evento será realizado no Centro de Convenções do município capixaba, de 12 a 19 de setembro.

Roberto Macedo, professor da FAAP - SP e conselheiro da Agência de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo, explica que traçará um panorama das grandes tendências da economia mundial e brasileira. “No Brasil, destacarei o crescimento econômico e seu impacto na demanda de mão-de-obra, enquanto que na oferta serão apontados fatores demográficos que indicam uma expansão mais contida da força de trabalho. E, assim, um cenário mais favorável aos trabalhadores no aspecto salarial, com custos crescentes de mão-de-obra e maiores dificuldades de recrutamento”, adianta.

Para ele, haverá um incentivo a tecnologias com menor uso do fator trabalho e aumento de sua produtividade, abrindo espaço para um maior uso de estruturas metálicas na construção civil em geral, desde que os produtores dessas estruturas se empenhem em disseminar essa tecnologia, bem como seus insumos em condições competitivas. “Isso acontecendo, também se abrirão oportunidades internacionais para produtos de maior valor agregado do setor”.

Essa tendência se repete no exterior. Na China, por exemplo, o uso de estruturas metálicas pela construção civil e infraestrutura em geral, tem contribuído para acelerar o desenvolvimento. “Quem faz esse produto aqui no Brasil, deve se engajar no estímulo à demanda por outros setores que o utilizam intensivamente, como ferrovias e ponte”, sugere.

Na mineração também será apontada a necessidade de tecnologias redutoras de custos e de aumento da produtividade, segundo o economista. Ele alerta que, neste acaso, os estímulos vêm sobretudo da competição internacional. “A mineração deve ser também pensada na sua componente de fertilizantes para a agricultura, onde as necessidades serão crescentes em face da perspectiva de ampliação da demanda pelas commodities agrícolas brasileiras”.

Além da apresentação de trabalhos técnicos, a programação do 41º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e o 12º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro será composta por cursos, palestras de especialistas convidados, mesa-redonda, painel do gusa e visitas técnicas, propiciando aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre os principais desenvolvimentos nas áreas de redução e minério de ferro nas empresas e no meio acadêmico no Brasil e no exterior.


Serviço

41º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e o 12º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro
Tema Central: Tendências Tecnológicas da Mineração e Siderurgia pós 2020
Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM
Data: 12 a 19 de setembro de 2011
Local: Centro de Convenções de Vila Velha (ES)
Site: www.abmbrasil.com.br/seminarios/reducaoetecnologia/2011/
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19