Seminário Gás na Economia

Evento aponta negócios e oportunidades para a baixada santista

Confirmadas as descobertas do pré-sal e as possibilidades de desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás, a Baixada Santista se organiza para ocupar um espaço importante neste setor e, em breve, estará entre os principais pólos de produção e exportação do país. O tema faz parte do seminá

Redação
03/08/2010 20:01
Visualizações: 116

Confirmadas as descobertas do pré-sal e as possibilidades de desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás, a Baixada Santista se organiza para ocupar um espaço importante neste setor e, em breve, estará entre os principais pólos de produção e exportação do país. O tema faz parte do seminário Gás na Economia 2010, que vai reunir autoridades, empresários e universitários amanhã, em São Paulo.

 

Segundo previsão do consultor de petróleo Jean-Paul Prates em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, na edição do último dia 11 de junho, a região da Baixada Santista será a mais atingida pelas mudanças provocadas pelo estouro do pré-sal. O especialista acredita ainda que o pólo de Santos vá superar a importância do de Macaé em menos de 15 anos.

 

As previsões entusiasmam e preocupam os municípios da região que avistam a possibilidade de um crescimento veloz que, no entanto, vai exigir investimento na capacitação das indústrias, na modernização do complexo portuário, ampliação da malha viária e reforço na infraestrutura urbana para suportar o aumento da população que precisa ser preparada para as novas exigências do mercado de trabalho.

 

O grande problema da região certamente não será a falta de recursos. O governo federal já anunciou investimentos em petróleo e gás na ordem de R$ 340 bilhões em todo o país, entre 2010 e 2013, sendo que o principal destino deste recurso será a região Sudeste. As decisões, portanto, giram em torno de alternativas para a aplicação racional e objetiva de um  dinheiro que vai garantir o alicerce para o futuro da Baixada Santista.

 

O evento terá como palestrantes José Sérgio de Oliveira Machado, presidente da Transpetro; José Luiz Marcusso, gerente-geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos – Petrobrás; Carlos Tadeu da Costa Fraga, diretor-executivo do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello – Petrobrás, Márcio Lara, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos de Santos; E Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

 

Realizado pela UNA - Marketing de Eventos, o seminário Gás na Economia 2010 é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com o apoio da Prefeitura de Santos e patrocínio da Petrobrás, da Cia. Bandeirantes de Armazéns Gerais e do Governo Federal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19