Economia

Etanol puxa quedas na BM&F em maio

Valor Econômico
02/06/2011 13:39
Visualizações: 40
Fatores externos e domésticos tiraram sustentação de quatro das cinco commodities agropecuárias negociadas na BM&FBovespa em maio. Cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos futuros de segunda posição de entrega (normalmente os de maior liquidez) mostraram que boi, café arábica, etanol e soja encerraram o mês em patamares mais baixos que em junho. A exceção foi o milho, ainda assim com uma alta marginal.
 

O etanol confirmou as expectativas e liderou as baixas. Depois do início da moagem de cana desta safra 2011/12 no Centro-Sul do país e o decorrente aumento da oferta, o preço médio do produto, que também caiu no mercado físico, encerrou maio com queda de 4,49% na bolsa em relação à média de abril. Com isso, a retração sobre a média de dezembro chegou a 11,41%, mas na comparação com maio de 2010 o ganho ainda alcança 37,67%.
 

Apesar das baixas de maio, Luiz Wagner Delfante, operador da mesa de commodities agrícolas da Fator Corretora, não acredita que as commodities agropecuárias negociadas na BM&FBovespa entrarão em espiral baixista generalizada nos próximos meses. Ele lembra que países produtores de café e soja enfrentam problemas climáticos que podem prejudicar a oferta, e que o mesmo vale para o milho, que subiu 0,13% no mês passado e passou a acumular ganhos de 17,11% sobre dezembro e de 46,85% em relação a maio de 2010. Boi e etanol podem se estabilizar em patamares menores, mas ainda atraentes.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13