Evento

Estudantes brasileiros se preparam para a Shell Eco-marathon 2015, em Detroit

Quatro times brasileiros estão na disputa este ano.

Redação / Assessoria
09/04/2015 16:40
Visualizações: 188

De 10 a 12 de abril, mais de 1.000 estudantes do ensino médio e universitários de todas as Américas (Brasil, Canadá, Guatemala, México e Estados Unidos) vão invadir as ruas de Detroit (EUA) com uma frota de carros feitos sob medida para competir na Shell Eco-marathon Americas 2015. Esta é a maior disputa de eficiência energética estudantil ao redor do mundo.

“A competição tem o objetivo de fomentar nos futuros engenheiros a capacidade de colocar em prática tudo o que estão aprendendo na universidade. Além disso, a Eco-marathon incentiva os jovens talentos a desafiar os limites de eficiência de combustível. É muito bom ver estudantes brasileiros competindo a nível global e perceber que o tema de pesquisa energética está presente no cotidiano deles. Nós, da Shell, ficamos muito orgulhosos em proporcionar essa experiência”, comenta Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

Das 144 equipes que vão disputar com seus protótipos nas pistas de Detroit, quatro representam o Brasil. São estudantes de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entre os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, o clima é de ansiedade. Pela primeira vez a equipe EfiCEM, da UFSC, vai disputar a competição e, mais do que buscar o primeiro lugar no pódio, os 25 integrantes do time esperam aprender com os adversários e trazer para o país a tecnologia que verão em Detroit. E até lá, o trabalho não para. “Estamos trabalhando neste protótipo há mais de oito meses e até que ele vá para a pista ainda temos muitos ajustes a fazer”, explica Ricardo Junckes, aluno de engenharia automotiva da UFSC. A EfiCEM é formada por alunos dos cursos de Engenharia Automotiva, Naval, Aeroespacial e de Infraestrutura e vai competir na categoria de Protótipos Elétricos.

Histórico brasileiro na competição

A Shell tem desafiado futuros engenheiros automotivos e cientistas a ampliar limites por meio desta competição que tem como objetivo dirigir a maior distância usando o mínimo de energia. Na Europa, a disputa acontece há trinta anos. Nas Américas, esta será a nona edição e a primeira na capital da indústria automotiva.

Em 2014, quando a competição ainda era disputada em Houston (EUA), o time da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá (MG) - conquistou o terceiro lugar na categoria protótipo e bateria elétrica com o projeto ‘EcoVeículo’ e a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.

Sobre a Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição global que desafia equipes de estudantes de segundo-grau e do nível superior a projetar, construir e testar os veículos com maior eficiência energética. Com eventos anuais nas Américas, na Europa e Ásia, esta competição de inovação incentiva futuros cientistas e engenheiros a alcançar a maior distância usando a menor quantidade de energia. A Shell Eco-marathon Américas será realizada entre 10 e 12 de abril no centro de Detroit, será gratuita e aberta ao público. Visite www.shellecomarathon.us para saber mais sobre esse fim de semana com programação para todas as idades.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20