WorldSkills

Estudantes brasileiros disputarão torneio mundial de educação em Londres

Vinte e oito estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional embarcam para Londres amanhã (29) para representar o Brasil no 41º WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece de 5 a 8 de outubro. Os brasileiros competem em 25 ocupações profissio

Redação
28/09/2011 19:59
Visualizações: 41
Os 28 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional que representarão o Brasil no 41º WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, embarcam para Londres nesta quinta-feira (29). As provas do torneio simulam desafios do dia a dia do trabalho em 46 profissões.

A delegação brasileira, que sairá do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, chegará à capital inglesa na manhã de sexta-feira (30). Nos quatro dias da competição, os estudantes mostrarão ao mundo os avanços e a qualidade da educação profissional no Brasil. Também trocarão experiências e buscarão informações para o aperfeiçoamento dos cursos de formação de mão de obra do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Organizado pelo WorldSkills International, que reúne instituições voltadas para a educação profissional de todo o mundo, a 41ª edição da competição ocorrerá em Londres de 5 a 8 de outubro, no centro de exposições e convenções ExCel London. A competição bienal reunirá, este ano, cerca de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países e receberá mais de 150 mil visitantes.

Nas provas, os competidores precisam demonstrar habilidades técnicas e pessoais para executar as tarefas de sua profissão dentro de padrões internacionais de qualidade e do prazo estipulado. Os brasileiros competem em 25 ocupações profissionais, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica, robótica móvel, eletricidade predial e industrial, entre outras. Dos 28 estudantes brasileiros, 23 são do Senai e cinco do Senac.


Seleção rigorosa

Os competidores brasileiros foram escolhidos em um rigoroso processo de seleção, que começou com as etapas interescolares, regionais e nacional da Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo Senai. Para conquistar a vaga ao WorldSkills 2011, os vencedores da Olimpíada enfrentaram ainda outras duas seletivas, em que alcançaram os índices internacionais de qualidade, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo nas 25 ocupações que disputarão.

Com isso, estão prontos para levar o Brasil ao pódio, como ocorreu nas duas últimas edições do WorldSkills. Em 2007, quando o torneio foi realizado em Shizuoka, no Japão, a equipe brasileira ficou em segundo lugar, atrás da Coreia do Sul. Em 2009, em Calgary, no Canadá, o Brasil ficou em terceiro lugar, atrás de Coreia do Sul e Irlanda.

“Agora, está lançado o grande desafio, que é ficar no topo da lista dos vencedores em Londres”, diz o gerente de Olimpíadas do Senai e chefe da delegação brasileira, José Luís Leitão. Segundo ele, os jovens profissionais brasileiros têm boas chances de ficar novamente entre os primeiros do mundo, o que confirma a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do Senai.

“A participação e a boa classificação no WorldSkills mostram que os cursos do Senai seguem os padrões de excelência internacional. Isso projeta a imagem do Brasil no exterior”, afirma Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia do Sistema Indústria, que também reúne a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e  o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). De acordo com Lucchesi, a competição é importante para garantir a constante adequação dos cursos do Senai aos padrões internacionais de excelência.

Além de testar a qualidade da educação profissional, o WorldSkills é uma grande oportunidade para jovens de diversos países trocarem conhecimentos técnicos e experiências sobre suas profissões. Mais do que medalhas e certificados de excelência, os competidores são referência internacional em suas profissões. “Um diploma do WorldSkills é a confirmação da excelência profissional do jovem. É uma porta aberta para o emprego em qualquer lugar do mundo”, destaca Antônio Carlos Dias, um dos líderes da equipe brasileira no torneio internacional.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13