Empresas

Estação de tratamento terá 75% de reaproveitamento da água industrial

Especializada em engenharia de saneamento ambiental, a Centroprojekt do Brasil acaba de fornecer para uma das maiores empresas do setor petroquímico brasileiro uma estação de tratamento de efluentes destinada à produção de água de reúso industrial. A obra durou quatro anos. A água de reposi

Redação
15/06/2012 12:02
Visualizações: 44
Especializada em engenharia de saneamento ambiental, a Centroprojekt do Brasil acaba de fornecer para uma das maiores empresas do setor petroquímico brasileiro uma estação de tratamento de efluentes destinada à produção de água de reúso industrial. A obra durou quatro anos. A água de reposição será utilizada nas torres de resfriamento das instalações, com uma vazão total de 67 m3/h, propiciando uma economia de 75% do consumo. 

 

A nova planta possui três linhas de tratamento independentes, que trabalham de forma paralela. Uma visa o tratamento de efluente oleoso, outra de efluente sanitário e a terceira, das purgas das torres de resfriamento. Todo o processo foi planejado para que houvesse um maior reaproveitamento da água tratada, dentro da empresa. 

 

O efluente oleoso recebe um tratamento físico-químico, na nova área de tratamento, mantendo as mesmas características do sistema original. Após essa etapa, o líquido tratado passa por filtros de cascas de nozes que removem o restante do óleo e abastece o “sump” sanitário. Juntamente com a parcela oleosa já processada, o efluente recebe tratamento biológico num sistema de biorreator combinado com membranas (MBR). 

 

As purgas das torres de resfriamento são admitidas no “sump” de purgas e sofrem pré-tratamento em filtros de areia multimedia, filtros de carvão ativado e filtros de cartuchos para, em seguida, passar por um sistema de osmose reversa. O permeado se soma ao esgoto tratado no sistema MBR e é disponibilizado para reuso industrial, cobrindo uma parte do consumo de água das torres de resfriamento. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.