Internacional

Equador leiloará campos de petróleo que pertenciam a empresas

O Equador vai leiloar vários campos de petróleo, inclusive alguns que antes eram de empresas estrangeiras que deixaram o país no mês passado por recusarem-se a aceitar um novo contrato, disse o ministro dos Recursos Naturais no sábado (11).

Redação/ Agências
13/12/2010 13:39
Visualizações: 48
O Equador vai leiloar vários campos de petróleo, inclusive alguns que antes eram de empresas estrangeiras que deixaram o país no mês passado por recusarem-se a aceitar um novo contrato, disse o ministro dos Recursos Naturais no sábado (11).


Será o primeiro leilão de áreas de exploração desde que o presidente esquerdista Rafael Correa assumiu o poder, em 2007, e começou a renegociar contratos com as empresas que operam na nação andina.


A Petrobras, a chinesa CNPC e duas outras empresas pequenas rejeitaram os novos termos dos contratos e desistiram de suas áreas de exploração em novembro.


Várias outras concordaram com o novo contrato, que acaba com o sistema de partilha de lucros e coloca as empresas em posição de prestadoras de serviço do governo.


"Em abril vamos oferecer novos blocos, inclusive áreas deixadas por empresas que operavam no país anteriormente", disse o ministro dos Recursos Naturais, Wilson Pastor, a repórteres.


Correa desafiou investidores impondo novos termos a contratos de mineração e extração petrolífera. Ele também declarou moratória em US$ 3,2 bilhões em dívida externa em 2008.


Vários governos na América do Sul, inclusive os do Brasil e Venezuela, também decidiram recentemente aumentar a participação do governo na receita gerada pela extração de petróleo e gás.


Correa diz que quer atrair investimento estrangeiro para o país e que está apenas garantindo que a pequena nação andina faça negócios justos. "Não estamos tentando entrar em confronto com as multinacionais apenas por causa de um senso de nacionalismo impertinente ou para causar uma reação. Trata-se de garantir que teremos o máximo de benefícios com negociações adequadas e patrióticas", disse Correa durante a cerimônia de abertura de uma reunião da Opep, da qual o Equador é o menor membro.


A área previamente operada pela Petrobras, o bloco 18, não será incluída no leilão, já que produz 19.300 barris por dia e a lei do Equador proíbe o leilão de áreas em operação. "Haverá áreas pequenas e grandes", disse Pastor.


A espanhola Repsol, a italiana Eni e um consórcio chinês além da chilena Enap concordaram com os novos contratos que o governo diz que vão aumentar de 70% para 80% a participação do Equador nos lucros da produção de petróleo.


As empresas concordaram em investir um total de US$ 1,2 bilhão para aumentar gradualmente a produção.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13