Gás natural

EPE calcula maior oferta do que demanda para 2015

BNamericas
20/09/2006 03:00
Visualizações: 71

A disponibilidade de gás natural brasileiro poderia alcançar 152 milhões de m³ de gás natural por dia em 2015, volume que supera a demanda projetada de 128 milhões de m³ diários, segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A demanda atual chega a cerca de 60 milhões de m³ por dia, que inclui cerca de 40 milhões de m³ para uso doméstrico, industrial, comercial e para geração termelétrica e cerca de 20 milhões de m³ por dia para consumo da Petrobras.
 
Em 2006, a demanda nos mercados de varejo e industriais de companhias distribuidoras de gás representará cerca de 60 milhões de m³ por dia, enquanto a geração termelétrica deveria representar cerca de 47 milhões de m³ diários e o consumo interno da Petrobras se manterá em cerca de 21 milhões de m³ diários, acrescenta o estudo.

Atualmente, a disponibilidade inclui cerca de 24 milhões de m³ de gás importado da Bolívia e outros 49 milhões m³ de gás diários provenientes da produção local, estabelece a EPE.

El 2015, cerca de 35 milhões de m³ por dia virão da Bolívia e outros países através de gasodutos de 61 milhões de m³ por dia, de campos de gás existentes e outros 61 milhões de m³ por dia de campos novos. Outros 20 milhões de m³ por dia serão importados como gás natural liquefeito (GNL).

No entanto, o estudo acrescenta que o Brasil necessita diversificar suas fontes de gás natural nos próximos anos e garantir que as elétricas a gás possam operar com pelo menos um combustível alternativo. A EPE também incentiva a contrução de novos gasodutos.

Na atualidade existem 71 centrais elétrica a gás no Brasil com capacidade instalada de 9,89MW, ou cerca de 9,7% da capacidade instalada total do país, que inclui a eletricidade importada desde Itaipú, hidrelétrica binacional situada na fronteira do Brasil com Paraguai.

Se espera que outros 5.341 MW de capacidade instalada comecem a operar até 2015, segundo projeções da EPE.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20