Competitividade

Entre 138 países, o Brasil chega à sua pior posição competitiva em 20 anos

Temos muito a aprender com a Suíça, Singapura e Estados Unidos, que permanecem nos primeiros lugares.


28/09/2016 18:23
Visualizações: 238

O Brasil sofre relevante queda de seis posições no ranking que avalia a competitividade de 138 países, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O país perdeu 33 posições nos últimos quatro anos e chega este ano à 81a colocação, revelando sinais claros de forte crise econômica e declínio da produtividade. O resultado disso é uma menor sofisticação dos negócios e baixo grau de inovação e um distanciamento significativo dos demais países do grupo dos BRICs e do G20. O Brasil perde espaço internacional e agrava inúmeros indicadores de competitividade.

Esta posição coloca o país abaixo de alguns de seus principais concorrentes e aponta para um agravamento da desaceleração do crescimento e da produtividade, indicando uma recessão de 4,5% do PIB para 2016.

Suíça, Singapura e Estados Unidos ficaram, respectivamente, no primeiro, segundo e terceiro lugar, repetindo o mesmo ranking do ano passado.

Uma das explicações para o baixo desempenho brasileiro é, segundo Carlos Arruda, professor da FDC e coordenador da pesquisa no Brasil, além do cenário de desaceleração da economia mundial que oferece forte resistência desde a crise de 2008, é "a polarização política pós-crise e a perda de produtividade global". "Há também um destaque para o fim do ciclo da produtividade baseado na microeletrônica e na automação, o que chama a atenção para a emergência de um novo paradigma tecnológico caracterizado pelo crescimento exponencial da digitalização: a denominada Industria 4.0 ou Smart Industry", pontua o coordenador do Núcleo de Inovação da FDC.

Apesar da queda brasileira no ranking, a pesquisa de competitividade aponta oportunidades promissoras para o país, com destaque para: a maior inserção internacional; espaço para o investimento privado; a internacionalização das empresas brasileiras; nova pauta de inovação tecnológica; e simplificação e modernização dos marcos regulatórios.

Segundo Carlos Arruda, a pesquisa revela a falta de clareza sobre o momento atual do Brasil e para onde o país pretende ir. "Sem orientações definidas, sem uma perspectiva do que fazer e dentro de um processo de isolamento, são impossíveis soluções de curto prazo, quiçá de médio e longo prazos". No entanto, o pesquisador salienta que, "apesar das baixas taxas de investimento e instabilidade econômica, as instituições e a sociedade começam a dar sinais de recuperação". Para ele, o desenvolvimento da competitividade brasileira só será possível a partir da incorporação de tecnologias, amadurecimento das empresas e empresários, aumento da produtividade e ganhos de comércio internacional, via uma agenda clara e transparente.

Sobre o Relatório Global de Competitividade

O Fórum Econômico Mundial define competitividade como o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade de um país. As notas e os rankings são calculados a partir de dados estatísticos e de pesquisa de opinião realizada com executivos dos 138 países participantes. Cento e dezoito variáveis são analisadas e agrupadas em 12 categorias: instituições; infraestrutura; ambiente macroeconômico; saúde e educação primária; educação superior e treinamento; eficiência do mercado de bens; eficiência do mercado de trabalho; desenvolvimento do mercado financeiro; prontidão tecnológica; tamanho de mercado; sofisticação empresarial; e inovação.

Para coletar os dados de maneira eficiente, o Fórum Econômico Mundial conta com o apoio de uma rede de mais de 160 instituições parceiras. No Brasil, a FDC é responsável pela organização de dados estatísticos e pela pesquisa de opinião realizada junto à comunidade empresarial. Este ano foram coletadas respostas de 128 executivos no período entre março e maio de 2016.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 40 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2016 do jornal inglês Financial Times há 11 anos consecutivos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20