Evento

Energia e tecnologia em debate no Clube de Engenharia do Rio

A segunda edição do Encontro Anual da ANE apresentará informações técnicas sobre as mudanças no setor de petróleo e gás, as perspectivas para o armazenamento de energia, além de apontar os caminhos da inteligência computacional e da segurança cibernética em uma sociedade cada vez mais digital.

Redação/Assessoria
17/11/2016 17:55
Visualizações: 551

Energia e tecnologia serão os temas dos debates do II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE-II), que será realizado no dia 25 de novembro, no Clube de Engenharia. Nesta edição, o evento terá dois painéis que trarão informações técnicas sobre os assuntos, com o foco em petróleo, armazenamento de energia, inteligência artificial e segurança cibernética.

A abertura será feita pelo presidente da ANE, o engenheiro Paulo Augusto Vivacqua. “O objetivo é discutir questões relevantes para o desenvolvimento industrial do país. Apontar caminhos, mostrar que temos capacidade técnica para alavancar o nosso crescimento. A ideia é contribuir com o debate sobre questões que representam um desafio para a engenharia e para o desenvolvimento da sociedade”, afirma o Presidente.

No painel energia, a primeira mesa vai debater as possibilidades brasileiras a partir da produção de petróleo. Os Acadêmicos Marcelo Gattass, diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio, e Guilherme Estrella, ex-diretor de E&P da Petrobras, vão abordar o impacto das mudanças do setor de petróleo e gás no desenvolvimento técnico-científico brasileiro e a importância das riquezas naturais para o país. 

A segunda mesa será voltada para o armazenamento de energia. O Acadêmico Eduardo Serra, da EP+PS Consultoria, e o engenheiro Carlos Augusto Leite Brandão, presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (ABAQUE), vão trazer o cenário da atual situação do armazenamento de energia, as perspectiva para o setor nos próximos anos e apresentar um estudo do Comitê de Energia sobre o tema. 

Na parte da tarde, o painel tecnologia terá como temática inteligência computacional e segurança cibernética. Para falar sobre o assunto foram convidados os especialistas da COPPE/UFRJ, o Acadêmico Luiz Calôba e o professor José Manuel de Seixas, que abordarão o tema a partir das técnicas iniciais e recentes. 

Em seguida, haverá o painel “Segurança Cibernética” onde os desafios de uma era cada vez mais digital serão debatidos sobre diversos ângulos. Participarão do debate Roberto Gallo, CEO, Kryptus EED S/A e Coordenador Geral do Comitê de empresas de Informática e Cibernética (ABIMDE); Cristine Hoepers, gerente geral de Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Vanessa Fonseca, diretora da Unidade de Combate a Crimes Cibernéticos, Microsoft Brasil. Está prevista ainda a participação, via videoconferência, de James F. Kurose, diretor para as áreas de Computação, Ciência da Informação e Engenharia (CISE), National Science Foundation - NSF, USA.

Serviço

II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE – II)

Data: 25 de novembro

Horário – 9h às 18h

Local: Clube de Engenharia – Avenida Rio Branco, 124 – Auditório 20º andar

Informações e programação: imprensa@anebrasil.org.br

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19