Evento

Encontro do pré-sal apresentará oportunidades para empresas offshore internacional

Conforme o Brasil se prepara para explorar uma das maiores descobertas de petróleo já feitas, operadoras internacionais do petróleo e de gás se reunirão com a estatal Petrobras e outras instituições governamentais no encontro anual Pré-Sal Brasil, no Rio de Janeiro em setembro.

Redação
03/08/2011 13:21
Visualizações: 221
Conforme o Brasil se prepara para explorar uma das maiores descobertas de petróleo já feitas, operadoras internacionais do petróleo e de gás se reunirão com a estatal Petrobras e outras instituições governamentais no encontro anual Pré-Sal Brasil, no Rio de Janeiro em setembro.

As grandes reservas de óleo e gás offshore permanecem fundamentais para a importância política e econômica no Brasil, diz o responsável pelo projeto Congresso Pré-Sal Brasil, Bruno Araújo. "Até o momento, mais de oito poços foram testados e mais de 80 bilhões de barris são estimados como reservas pela agência de regulação", continua ele.
 
"Apesar de a profundidade dessas reservas ser de 7000m abaixo do nível do mar e ainda estarem abaixo de uma camada de sal difícil de perfurar, o que vai elevar o preço de produção, estas descobertas farão do Brasil o quinto maior produtor de petróleo do mundo, muito além da sua posição atual, que é a 16ª. E como essa é  uma das maiores descobertas na história do petróleo, ela influencia muitos mercados internacionais, desde operadoras de petróleo a empresas de subsea e perfuração, metal e empresas de construção pesada”, completa Bruno.


Desafios representam oportunidades

Bruno Araújo diz que o acesso, a falta de mão de obra qualificada e a logística representam alguns dos maiores desafios para explorar os campos do pré-sal, mas, ao mesmo tempo, mostram-se como grandes oportunidades: "A Petrobras e seus parceiros na área do pré-sal têm que capitalizar e desenvolver as tecnologias de exploração para a área. Fornecedores de todas as áreas offshore também seriam mundialmente importantes para o fornecimento de unidades flutuantes, equipamentos de perfuração e submarinos, além de prestar serviços por meio de consórcios globais. Adicionalmente, as sete maiores empresas de petróleo do mundo estão desesperadas por novas reservas de petróleo e têm se mostrado dispostas a pagar o que foi pedido para ter acesso a elas."
 
 
Especialistas do governo e do setor privado

O evento reunirá mais de 350 especialistas da indústria e conta com alto nível de apoio do governo, que além de Petrobras, inclui a Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Câmara dos Deputados, Governo do Estado do Espírito Santo, Ministério de Minas e Energia, Banco Nacional de Desenvolvimento, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Marinha do Brasil e a Superintendência de Portos e Hidrovias.

Bruno Araújo completa: "Juntamente com questões-chave relacionadas com as normas do setor e os desafios de financiamento, o Congresso Pré-Sal Brasil também cobrirá temas técnicos sobre tecnologias submarinas para E&P, transporte de óleo & gás, segurança, gestão de risco, cuidados ambientais, gestão de unidades flutuantes e expansão de frota marítima - entre outros -, dando uma visão completa do setor, seus desafios, oportunidades, ameaças e discussões executivas mais importantes".

As principais petrolíferas privadas,  operadores de gás e fornecedores do setor estarão presentes no congresso, entre elas a Caixa Econômica Federal, HRB Law, Wärtsilä, FloaTEC, Villares Metals, Baker Hughes e KPMG.

Palestrantes do alto-escalão do governo que estarão presentes no Congresso Pré-Sal Brasil incluem:
• Magda Chambriard - Diretora - Agência Nacional Petróleo
• José Aníbal - Secretário de Energia - Departamento de Energia | São Paulo
• Laelson Aparecido Martins - Gerente Setorial - Petrobras
• Ricardo Peixoto - Presidente - Petrogal
• Márcio Félix - Secretário de Desenvolvimento - Governo do Estado do Espírito Santo
• Maurício Tolmasquim - Presidente - Empresa de Pesquisa Energética
• Fernando Fialho - Diretor Executivo - Agência Nacional de Transportes Aquaviários
 
Serviço:

Pré-Sal Brasil
Data: 26 a 28 de setembro
Localização: Centro de Convenções SulAmérica - Avenida Paulo de Frontin com Av. Presidente Vargas - Cidade Nova - Rio de Janeiro
Site: www.presaltbrazilcongress.com.br
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20