Brasil/Israel

EMBRAPII promove intercâmbio de inovação entre empresários brasileiros e israelenses

Redação/Assessoria
08/04/2019 21:04
Visualizações: 82

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) levou 12 empresas brasileiras a Israel para um intercâmbio de experiências na área de inovação com a indústria israelense e a realização de encontros com potenciais parceiros para projetos de PD&I. Dezenas de rodadas de negócios entre empresários dos dois países foram realizadas no Brasil Israel Innovation Summit, realizada em Jerusalém, nesta primeira semana de abril. Quinze empresas israelenses, entre elas Cyberbit, Verint, Birad R&D, Medical Dy namics, se interessam em dialogar e debater futuros projetos de inovação com a indústria nacional.

A Rodada de Negócios integra o planejamento de ações do Acordo de Cooperação entre a EMBRAPII e a Autoridade de Inovação de Israel (IIA), firmado em novembro, que destinou U$ 5 milhões de cada instituição para projetos de inovação realizados em conjunto por empresas de ambos os países nas áreas de IoT (Internet das Coisas), Agricultura, Energia e Ciências da vida. No encontro, o prazo para apresentação de propostas foi prorrogado para junho e incluída também a área de cyber no edital.

“O encontro permitiu a dirigentes de empresas e unidades EMBRAPII conhecerem a estratégia israelense para promover a inovação disruptiva em Israel. Esta parceria é uma forma de investir na internacionalização das empresas brasileiras”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Além das empresas brasileiras, estiveram presentes na delegação representantes de três Unidades EMBRAPII (UE) onde os projetos serão desenvolvidos: CPqD, da área de Comunicações Ópticas, Instituto Federal do Ceará, com competência para atuar em sistemas embarcados e mobilidade digital, e a Fundação Certi, que atua na área Sistemas Inteligentes. A missão foi também uma oportunidade para que as empresas de Israel conversassem com as Unidades EMBRAPII para encontrar aquela que tem mais proximidade com seu projeto e assegurar a competência técnica para atender a demanda do mercado nacional e internacional.

Histórico – O acordo entre a EMBRAPII e o IIA começou a ser desenhado em fevereiro do ano passado, quando o diretor-presidente da Instituição, Jorge Guimarães, participou da delegação brasileira ao país para conhecer o ecossistema de inovação israelense, com visitas a universidades e instituições de pesquisa. No roteiro da missão também constava a ida ao IAA, organismo do Ministério da Economia que formula a política de apoio e fomento às atividades de pesquisa de Israel. O primeiro contato foi bastante promissor e diálogos sobre uma cooperação entre as duas instituições ocorreram ao longo do ano. Em setembro houve nova viagem para o país que incluiu o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon, e permitiu que as negociações evoluíssem e acordos fossem firmados. Em novembro, a assinatura oficializou a parceria e abriu edital destinando US$ 10 milhões a projetos inovadores realizados por empresas dos dois países.

O edital ficará aberto até junho. A proposta deve resultar no desenvolvimento de um novo produto, novo processo produtivo ou serviço de aplicação industrial. O projeto também deve ter potencial de mercado e agregar valor às economias de ambos países. Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto.

Além da parceria com Israel, a EMBRAPII mantém acordo com os Institutos Fraunhofer, na Alemanha, para promover a capacitação de pesquisadores e profissionais em gestão e a troca de dados científicos, e também com a Innovate UK, agência de inovação no Reino Unido, para projetos de desenvolvimento de tecnologias para smart cities e ambientes urbanos sustentáveis.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19