Política

Embaixador da Espanha diz confiar que Brasil respeita contratos

Valor Online
02/05/2012 14:42
Visualizações: 22
O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, disse nesta quarta-feira confiar na política do governo brasileiro de respeito a contratos, ao comentar as ameaças que empresas espanholas têm enfrentado na Argentina e na Bolívia.

“Está claro que o Brasil é muito diferente de outros países da América Latina, pois respeita os contratos”, afirmou, após encontro com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília.

Segundo o embaixador espanhol, o encontro com o ministro brasileiro serviu para tratar de investimentos na área de energias renováveis e de uma possível parceria da Petrobras com a Repsol. Ele não deu detalhes de como seria estruturada essa parceria. Ele negou que o encontro tenha servido para pedir o apoio do governo brasileiro no processo de expropriação de empresas espanholas na região.

Segundo de la Cámara, as negociações com o governo argentino “não têm sido fáceis”. Ele ainda comentou que os governos dos demais países da América Latina não são “muito previsíveis”.

O embaixador também rechaçou a alegação de que as empresas espanholas não estivessem fazendo o investimento necessário nos países onde atuam. Segundo ele, os recursos aplicados “são suficientes” para o funcionamento das companhias.

O chanceler disse que a preocupação do governo espanhol neste momento é garantir uma compensação justa pelas empresas expropriadas. Ele lembrou que o Brasil, na figura da Petrobras, já enfrentou problema semelhante com governos de países vizinhos.

Em abril, a Argentina expropriou 51% da petroleira YPF, controlada pela espanhola Repsol. Na terça-feira (1º), foi a vez de a Bolívia nacionalizar a Transportadora de Electricidad SA (TDE), distribuidora de energia controlada pela espanhola Red Eléctrica Internacional.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19