Energia elétrica

Em junho o consumo de energia subiu 1,6%

Consumidores do mercado livre registram elevação de 12,1% impulsionados pela migração de novos agentes e uma pequena reação da atividade econômica.

Redação/Assessoria CCEE
29/07/2016 13:04
Visualizações: 186

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 26 de julho indicam aumento de 1,6% na geração e no consumo de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia, que totalizou 57.495 MW médios em julho, caiu 1,8% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e cresceu 12,1% no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.

A análise aponta aumento de 9,4% entre os consumidores livres, influenciada pela migração de empresas para o mercado livre, mas ao desconsiderar estas novas unidades consumidoras, ainda houve incremento de 4,3% no consumo, confirmando uma pequena reação da atividade econômica das empresas. Já os consumidores especiais registraram elevação de 46,7% no consumo, índice explicado pela inclusão das novas unidades na análise, mas ao excluirmos os novos consumidores, haveria queda de 3,6%.

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, apenas o de extração de minerais metálicos registrou queda (-13,1%). Os segmentos de comércio (+44,2%), de alimentos (+30,3%) e serviços (+29,4%) foram aqueles com os maiores índices de consumo ao longo do mês.

Em julho, os dados apontam a entrega de 60.004 MW médios ao Sistema Interligado Nacional – SIN. O destaque é a geração das usinas eólicas que cresceu 63,6% frente ao mesmo período do ano passado com 4.216 MW médios. A produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, alcançou 44.191 MW médios, aumento de 9,5% na comparação com julho de 2015. A representatividade da fonte foi de 73,6% sobre toda energia gerada no país, índice 5,3 pontos percentuais superior ao registrado no ano anterior. O desempenho das usinas térmicas, por sua vez, foi 28,1% inferior ao registrado em 2015 com influência direta da geração das usinas a óleo (-84,8%), bicombustível (-46,5%) e a gás (-41,4%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, até a quinta semana de julho, o equivalente a 90,1% de suas garantias físicas, ou 44.201 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 86,5%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13