Energia

Eletronuclear e Senado assinam TAC para ampliar a segurança das usinas nucleares

O documento prevê uma série de ações e providências, por parte da Eletronuclear e do Senado Federal, com ênfase na segurança dos funcionários da central, dos moradores da região e do próprio sistema nuclear. Entre as medidas estão a construção de uma pequena usina hidrelétrica.

Redação
11/07/2011 12:45
Visualizações: 163
Na terça-feira, dia 05 de julho, a Eletronuclear - empresa responsável pela projeção, construção e operação das usinas nucleares brasileiras - assinou, com o Senado Federal, um termo de ajuste de conduta (TAC) que prevê adoção de medidas para o aprimoramento da segurança da Central Nuclear Almte Alvaro Alberto. O termo foi proposto pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O documento prevê uma série de ações e providências, por parte da Eletronuclear e do Senado Federal, com ênfase na segurança dos funcionários da central, dos moradores da região e do próprio sistema nuclear. Entre as medidas estão: a construção de uma pequena usina hidrelétrica - para garantir energia em situações criticas -, além da adoção de um sistema de prevenção de alagamento nos geradores a diesel.

A Eletronuclear construirá um píer para facilitar a evacuação por via marítima, em caso de acidente nuclear e deverá cooperar com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a implantação de depósito de rejeitos radioativos.

Por outro lado, a Comissão entrará em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para pedir a duplicação da BR-101 - no trecho que passa por Angra dos Reis e serve de rota de evacuação. A CMA ainda deverá propor à prefeitura de Angra a ampliação do aeroporto e a construção de um hospital.

O presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva, elogiou a iniciativa do Senado e agradeceu a atuação da CMA. "Como cidadão, sinto-me orgulhoso pela existência do Senado, pela rapidez e eficiência com que atuou no sentido de cuidar da população".
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20