Gás natural

Eletrobras pede mediação da ANP para garantir gás para térmica no Amazonas

Reuters, 02/06/2017
02/06/2017 13:08
Visualizações: 172

A Eletrobras quer uma mediação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para garantir junto à Petrobras um suprimento de gás que viabilize a operação comercial da termelétrica Mauá 3, em Manaus, que iniciou geração em fase de testes nesta quinta-feira.

A unidade da Eletrobras no Amazonas, responsável pela usina, não conseguiu até o momento assegurar disponibilidade de gás devido a dívidas bilionárias do grupo estatal junto à Petrobras. O combustível para os testes da térmica só foi assegurado após a companhia obter uma liminar que obriga a Petrobras a fornecer o insumo.

"Atualmente, a ANP está avaliando os próximos passos a serem tomados na instauração ou não do processo de conciliação/arbitragem", disse a agência reguladora à Reuters, em nota.

Segundo a autarquia, a Eletrobras solicitou "intervenção da agência para viabilizar o fornecimento de gás natural para a UTE Mauá 3 pela Petrobras."

Orçada em 1,7 bilhão de reais, a termelétrica Mauá 3 é importante para substituir a geração de usinas mais caras e poluentes da região, como térmicas a óleo e diesel.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse na quarta-feira que uma solução para as dívidas da Eletrobras com a petroleira é "fundamental". Ele afirmou ainda que esse é um problema que "compete ao governo resolver".

A Petrobras registrou em seu balanço do primeiro trimestre um total de 9,8 bilhões de reais em contas a receber junto a empresas do Grupo Eletrobras, dos quais 8,2 bilhões referentes à Eletrobras Amazonas.

Procurada, a Eletrobras Amazonas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Petrobras também não comentou de imediato.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13