Política Energética

Eletrobras garante indenização e reassentamento a todos os atingidos pela Usina de Belo Monte

O diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, garantiu ontem (1º) que todas as pessoas atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), serão compensadas com indenizações ou reassentadas. Cardeal participou da reunião de uma subcomissão do Senado qu

Agência Brasil
02/06/2010 12:00
Visualizações: 20

O diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, garantiu ontem (1º) que todas as pessoas atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), serão compensadas com indenizações ou reassentadas. Cardeal participou da reunião de uma subcomissão do Senado que está debatendo a construção de Belo Monte.

 

 

Segundo o diretor, 16,4 mil pessoas e 1,2 mil propriedades rurais serão transferidas. Ele também informou que o processo de negociação com as famílias atingidas pela obra será público e transparente.

 

Cardeal garantiu que a usina não irá inundar terras indígenas e explicou que isso foi assegurado por uma mudança no projeto, que alterou o local da barragem. Segundo ele, todas as comunidades indígenas foram ouvidas e cerca de 200 índios de três etnias serão atingidos diretamente pela obra.

 

O executivo da estatal também anunciou que Belo Monte será a primeira usina a ter um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para mitigar os impactos sociais e ambientais do empreendimento na região. Serão destinados R$ 500 milhões para a implantação das medidas, que serão iniciadas junto com a construção da usina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19