Energia

Eletrobras Furnas moderniza sistema de transmissão

A Eletrobras Furnas acaba de concluir a energização da linha de transmissão Araraquara-Campinas (500 kV), em São Paulo, com a instalação de novo sistema de proteção através da substituição dos relés de proteção eletromecânicos pelos digitais. Essa foi mais uma etapa do projeto de mode

Redação
16/11/2010 11:11
Visualizações: 83
A Eletrobras Furnas acaba de concluir a energização da linha de transmissão Araraquara-Campinas (500 kV), em São Paulo, com a instalação de novo sistema de proteção através da substituição dos relés de proteção eletromecânicos pelos digitais. Essa foi mais uma etapa do projeto de modernização do sistema de proteção de 19 trechos de linhas de transmissão da empresa, de 345 kV, 500 kV e 750 kV. Os trabalhos de substituição deverão ser concluídos até abril de 2011. 
 
 
Estão sendo concluídos os trabalhos nas LTs Foz do Iguaçu–Ivaiporã (circuitos 2 e 3); Itaberá-Tijuco Preto (circuitos 1 e 2); e Itutinga-Adrianópolis (circuitos 1 e 2), localizadas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro As próximas linhas a serem modernizadas serão Poços de Caldas - Guarulhos 1 (345kV), Poços de Caldas - Guarulhos 2 (345 kV) e Poços de Caldas - Araraquara (500 kV), em São Paulo e Minas Gerais. 
 
 

Os relés de proteção são responsáveis pela abertura das linhas de transmissão em casos de curto-circuito. Dessa forma, a energia é impedida de seguir seu curso pela linha, evitando, assim, que danifique equipamentos estratégicos. Entre as vantagens do novo sistema estão o aumento da capacidade de armazenamento e o envio de dados sobre o funcionamento do mecanismo de proteção, aumentando a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional. 
 

Com a nova tecnologia, o equipamento poderá ser configurado de acordo com as necessidades do sistema, permitindo a maior eficiência no esquema de proteção. Além disso, o armazenamento de dados garante um conjunto de informações muito maior sobre as ocorrências. 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19