Evento

Eficiência energética é o foco do 16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Redação/Assessoria
04/10/2018 14:51
Visualizações: 181

Institucional

Eficiência energética é uma prioridade da indústria brasileira frente à competição global e aos desafios do Rota 2030. Discutir as principais tendências em motores ciclo Otto e sistemas de transmissões relacionadas ao tema, com foco em analisar a viabilidade de novas aplicações no mercado nacional, é a proposta central do 16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado dias 24 e 25 de outubro, no Parque Tecnológico, em Sorocaba (SP), sob a direção do engenheiro Sérgio José Kramer, diretor de Engenharia do Produto da Eaton para América do Sul.

Engenheiros-chefes e pesquisadores irão comandar palestras técnicas, sessões de debates, minicursos e atividades interativas em duas programações simultâneas, uma para motores de ciclo Otto e outra para sistemas de transmissões (ver abaixo a grade completa do simpósio), durante os dois dias. Em paralelo, o público poderá ver uma exposição tecnológica com novos desenvolvimentos para powertrain. Pela primeira vez, no encerramento do encontro, haverá programação comum aos dois grupos, um painel focado em eficiência energética.

Segundo Kramer, prover inovações a um custo competitivo e adequado às futuras legislações é um dos principais desafios da engenharia, que trabalha para viabilizar a introdução dos avanços mundiais nos sistemas de powertrain brasileiros, com a otimização de tecnologias e a adequação da infraestrutura de indústrias e laboratórios de testes. “Uma expectativa da indústria é que o Rota 2030 potencialize o desenvolvimento da engenharia e reforce o uso do etanol para a melhoria da eficiência energética”, avalia o engenheiro.

Destinado aos profissionais da indústria, pesquisadores e universitários, o encontro abordará tecnologias potenciais a serem implementadas ou intensificadas no País, como veículos híbridos com motores flex (particularidade nacional), combustíveis alternativos, motores e-turbo, lubrificantes de baixo atrito e sistemas Mild Hybrid. Do ponto de vista estratégico, haverá discussões sobre as demandas de capacitação para a engenharia (P&D e RH) no Brasil, como a formação de profissionais com diferentes habilidades.

Organizado pela Seção Campinas da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Mauro Moraes de Souza, o 16º Simpósio SAE BRASIL de Powetrain conta com o patrocínio e o apoio das seguintes empresas e instituições: Afeevas, Aquecimento Industrial, BorgWarner, Bosch, Centro Universitário FEI, Eaton, Horiba, Infineum, IQA, MundoCOOP e Schaeffler. “Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Serviço

16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Data: 24 e 25 de outubro de 2018, das 8h às 16h30.

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte, Sorocaba - SP

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13