Gás natural

Edital para transporte de gás natural da Bolívia será divulgado até o final de julho

Campo Grande News, 10/07/2019
10/07/2019 13:20
Visualizações: 144

Um edital para contratação dos serviços de transporte de gás natural da Bolívia, deve ser publicado até o dia 30 de julho. A chamada pública será aberta devido ao vencimento do contrato de transporte de gás entre a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia) e a Petrobras em dezembro deste ano. 

Na terça-feira (09) o Cade e a Petrobras assinaram um Termo de Compromisso pondo fim ao monopólio da empresa do governo nos negócios envolvendo o insumo no País. 

O presidente da TBG, Ivan de Sá Pereira Júnior também esteve em Campo Grande para apresentar a MSGÁS, detalhes do processo. A companhia é uma importante distribuidora em potencial do combustível pelo gasoduto, que tem capacidade de transportar 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. 

Para o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, a chamada pública é benéfica para o Estado devido a sua posição estratégica no cenário nacional. “Novas empresas vão transportar o gás vindo da Bolívia. Com outras empresas ofertando para as companhias o serviço de transporte vamos ter competição de valores. Então essa nova estrutura só tem a favorecer o mercado”, pontuou. 

Segundo a TBG, o regime estimula a contratação de transporte de acordo com o propósito de negócio de cada agente, oferecendo maior flexibilidade para as transações comerciais da molécula. 

Também permite que o serviço deixe de ser negociado por trajetos pré-definidos desde a origem até o destino, possibilitando aos demandantes (distribuidores ou consumidores livres de gás) contratar apenas a capacidade de saída, e aos supridores (produtores e/ou comercializadores de gás), apenas a capacidade de entrada. 

“Esse é um processo inovador para o mercado brasileiro. É um primeiro passo concreto que está sendo dado para mudar o mercado de gás no Brasil, no sentido de torná-lo mais competitivo”, afirmou o diretor-presidente da TBG, Ivan de Sá.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13