Empresas

Dow direciona investimentos visando crescer no mercado de óleo e gás

A companhia anunciou a expansão de 20% na capacidade produtiva da planta de poliglicóis, localizada na unidade do Guarujá (SP). A intenção é ampliar a produção dessa matéria-prima - substância química utilizada, entre outras coisas, na fabricação de espumas, lubrificantes e fluidos - pa

Redação
23/05/2012 18:14
Visualizações: 123
Como parte da comemoração dos 40 anos da unidade do Guarujá (SP), a Dow Brasil anuncia a expansão de 20% na capacidade produtiva da planta de poliglicóis até dezembro. A ampliação da produção desta matéria-prima, substância química usada na fabricação de espumas, lubrificantes, fluidos e outros, visa suprir a crescente demanda dos mercados de petróleo, gás e etanol no Brasil.

A fábrica conta atualmente com um portfólio de mais de 100 produtos, cuja produção vem aumentando ao longo dos anos. Entre as soluções destinadas à indústria de óleo e gás produzidas no Guarujá, estão algumas marcas líderes no mercado como o Demtrol™, linha de desemulsificantes destinados à produção de petróleo e útil para separar o óleo da emulsão água + sal na extração.

A importância dos investimentos no Guarujá está diretamente ligada à localização privilegiada da planta, que garante um bom suporte logístico para a enorme demanda que hoje se concentra no centro-sul e sudeste do país. “O mercado cresce exponencialmente e a Dow quer continuar correspondendo a esta demanda. O Brasil é um dos focos globais de crescimento desta indústria o que requer desenvolvimento de tecnologia local para atender aos novos desafios”, comenta Claudia Schaeffer, diretora comercial da divisão de Oil & Gas da Dow para a América Latina.

Há algum tempo a Dow já vem se preparando para atender o aumento da demanda por soluções eficientes e sustentáveis do mercado petrolífero. “Em 2011, a companhia investiu US$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento no mundo, sendo que cerca de 30% foram destinados ao desenvolvimento de tecnologias com foco em energia”, destaca Schaeffer.

Além da fábrica do Guarujá, o laboratório de Jundiaí (SP) e a planta de Aratu (BA) também desenvolvem produtos para o mercado de petróleo e gás. No interior paulista, a copanhia desenvolve sistemas formulados usados no isolamento térmico de tubulações para o transporte de petróleo, enquanto a fábrica de Aratu produz glicóis usados na formulação de químicos para perfuração de poços.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13