Internacional

Diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear está no Japão

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, está hoje (17) no Japão para verificar de perto a situação envolvendo as explosões e os vazamento nucleares. Segundo ele, o objetivo é avaliar a situação e saber das autoridades japonesas o que a agência pod

Redação
17/03/2011 12:26
Visualizações: 144
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, está hoje (17) no Japão para verificar de perto a situação envolvendo as explosões e os vazamento nucleares. Segundo ele, o objetivo é avaliar a situação e saber das autoridades japonesas o que a agência pode fazer para ajudar.


"[Minha visita é] para ver a situação e saber dos japoneses como pode ser a melhor forma de a Aiea  ajudar. Vou solicitar uma reunião do Conselho de Governadores”, disse Amano, em comunicado da agência.


Anteontem (15), o governo do Japão pediu à Aiea assistência nas áreas de monitoramento ambiental e de efeitos da radiação na saúde humana. Equipes de peritos foram enviadas ao país.


Segundo nota publicada hoje na página da agência, há suspeitas de pessoas feridas e contaminadas em decorrência da radiação nuclear na região da Usina de Fukushima Daiichi. A agência publicou uma relação detalhada sobre as lesões identificadas em funcionários da usina. Em geral, são ferimentos leves.


Um grupo de 17 funcionários, que sofreram exposição a material radioativo no rosto, não foi levado ao hospital por causa dos baixos níveis de radiação identificados. Porém, um funcionário teve elevada carga de radiação no corpo e foi levado para um centro específico.


Dois policiais expostos à radiação foram descontaminados, enquanto bombeiros ainda estão sob investigação. A Aiea mantém o alerta e a busca por informações de autoridades japonesas sobre todos os aspectos da planta nuclear de Fukushima Daiichi.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19