Oportunidade

Diálogos PIPE reúne 175 empreendedores na Fapesp

Redação/Assessoria Fapesp
02/04/2018 11:25
Visualizações: 452

Cento e setenta e cinco empreendedores lotaram o auditório da FAPESP, em 28 de março, na primeira edição de 2018 do Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa.

Nesses encontros, realizados quatro vezes ao ano, os interessados em apresentar propostas ao Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) esclarecem dúvidas sobre procedimentos de submissão, metodologia de avaliação, documentação, prazos, entre outras.

“Os recursos da FAPESP para apoiar iniciativas de empresas com até 250 funcionários se destinam a solucionar um problema de pesquisa, cujos resultados tenham potencial de retorno comercial”, explicou Sérgio Queiroz, membro da Coordenação Adjunta - Pesquisa para Inovação da FAPESP.

Queiroz detalhou as três fases do PIPE. Na Fase 1, de estudo de viabilidade técnica de um projeto, as empresas selecionadas poderão contar com até R$ 200 mil por um período de nove meses. Na Fase 2, de realização do projeto propriamente dito, o prazo de duração é de dois anos e os recursos por projeto são de até R$ 1 milhão.

Na Fase 3, de desenvolvimento industrial e comercialização do produto, o apoio a empresas é feito no âmbito do PIPE/PAPPE Subvenção, uma parceria entre a FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou pela solicitação de recursos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a empresas de capital de risco.

Quatro editais da FAPESP voltados a empresas inovadoras estão abertos até o final de maio. O 2º Ciclo de Análise em 2018 do PIPE se encerra em 2 de maio. Os projetos aos editais de pesquisa para o desenvolvimento de Inovação em Cidades Inteligentes e de Tecnologia Assistiva, ambas no âmbito do Programa PIPE/PAPPE Subvenção, devem ser submetidos até 18 de maio. Já o prazo do edital de pesquisa para o desenvolvimento de Inovação em Ecotoxicologia, Contaminação das Águas e Uso de Dados de Precipitação, também PIPE/PAPPE Subvenção, vai até 25 de maio.

Os Diálogos sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa são realizados pela FAPESP em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi).

Mais informações sobre o PIPE: www.fapesp.br/pipe.

Mais informações sobre o Programa PIPE/PAPPE: www.fapesp.br/pappe.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19