Ecom Energia

Desenvolvimento de análises e planejamento para atender empresas com projetos de geração eólica

Em função da grande procura por formas de geração de energia alternativa e pela recente movimentação do setor de energia eólica no cenário nacional, a comercializadora Ecom Energia realiza estudos e planejamento especial para assessorar empresas que estejam desenvolvendo projetos de geraçã

Redação
30/09/2009 12:29
Visualizações: 17
Em função da grande procura por formas de geração de energia alternativa e pela recente movimentação do setor de energia eólica no cenário nacional, a comercializadora Ecom Energia realiza estudos e planejamento especial para assessorar empresas que estejam desenvolvendo projetos de geração de energia eólica. Essa avaliação engloba a análise de cenários para comercialização tanto no ambiente regulado quanto no mercado livre.
 
 
Paulo Toledo, diretor da Ecom Energia, destaca a importância deste planejamento para as companhias. “Muitas vezes, os investidores têm uma grande dificuldade em identificar oportunidades na comercialização de seus projetos de geração. Por isso, traçamos análises individuais para cada cliente, visando auxiliá-lo neste ponto chave de seu negócio”.


Toledo vê que, com o leilão de eólicas marcado para novembro de 2009, a geração deste tipo de energia tende a ter um aumento considerável no Brasil. “Com a grande quantidade de projetos inscritos no leilão, esta é uma oportunidade para que o preço regulado pelo governo seja viável”, completa.


O executivo da Ecom Energia sugere ainda uma opção que pode deixar a energia eólica mais barata no mercado livre. “Uma alternativa que o governo poderia estudar, para tornar a energia eólica mais acessível, seria ampliar o desconto da TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição) que as energias renováveis oferecem aos consumidores livres, de 50% para 100%, como acontece com a energia de Biogás. Com isso, a energia eólica poderia ser comercializada a preços próximos de R$ 190,00/MWh no mercado livre, o que já é um preço atrativo para a energia eólica”, comenta Toledo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19