Internacional

Crise do gás entre Rússia e Ucrânia ameaça suprimento da União Européia

O Globo
02/01/2006 02:00
Visualizações: 136

A Europa iniciou o ano de 2006 enfrentando uma potencial crise de energia, depois que a Rússia começou ontem a cortar em 25% o suprimento de gás para a Ucrânia devido a uma grave disputa sobre preços. A Europa recebe cerca de um quarto de seu gás da Rússia, e a maior parte do suprimento é transportada por meio da Ucrânia. Num momento de pico de consumo na Europa, por causa do clima frio, os russos desejam que a Ucrânia pague mais pelo gás.

Analistas dizem que a Ucrânia pode desafiar a Rússia e continuar utilizando gás de seus gasodutos, reduzindo o volume destinado aos clientes europeus. Fontes da indústria disseram que as instalações da Europa estão dispostas a usar estoques e a pedir mais gás de outros fornecedores, como Noruega e Holanda, para garantir o suprimento a consumidores industriais.

A gigante estatal russa Gazprom garantiu que o fornecimento para a Europa não será atingido devido à crise. Autoridades da União Européia (UE) farão um encontro de emergência em 4 de janeiro para debater o problema. O gás russo vai também para França e Áustria, além de outros mercados da Europa central, como Polônia e Hungria, que disseram estar se preparando para eventuais cortes de fornecimento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13