FMI

Crescimento econômico mundial sob ameaça

Agência Brasil/Lusa
09/03/2016 14:05
Visualizações: 111

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou ontem (8) para os riscos que ameaçam o crescimento econômico mundial e apelou para mais ações conjuntas que permitam enfrentar a situação.

O primeiro-vice-diretor-gerente do FMI, David Lipton, lamentou a impressão "perigosa" de que líderes políticos esgotaram opções para impulsionar o crescimento econômico e recomendou mais esforços, especificamente orçamentários, além de reformas estruturais.

"A tarefa de retormar o crescimento cabe principalmente às economias mais desenvolvidas, que dispõem de mais margem de manobra orçamentária", disse em discurso proferido em Washington.

"Os riscos que ameaçam o crescimento estão claramente mais acentuados e reforçam a necessidade de ações mais fortes e orquestradas", disse Lipton.

O executivo do FMI citou a volatilidade nos mercados financeiros e a queda dos preços das matérias-primas como motivos de inquietação para o crescimento mundial e citou também a significativa saída de capitais das economias emergentes.

Com todas as incertezas que envolvem a economia mundial, Lipton reconheceu que as últimas previsões do FMI podem já não ser válidas, o que indica que pode haver uma revisão para baixo das previsões do Fundo, que em janeiro apontava para crescimento mundial de 3,4% em 2016, dois pontos percentuais abaixo do previsto em outubro passado.

O FMI vai divulgar novas previsões em abril, por ocasião da sua assembleia de primavera.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19