Petrobras

Crescimento brasileiro favoreceu resultados da estatal, diz diretor da companhia

O crescimento da economia brasileira ajudou a impulsionar os resultados positivos divulgados hoje (11) pela Petrobras. De janeiro a setembro deste ano, a companhia acumulou lucro líquido de R$ 24,588 bilhões, ultrapassando em 10% o resultado apresentado em igual período de 2009. O diretor finance

Agência Brasil
12/11/2010 11:17
Visualizações: 139
O crescimento da economia brasileira ajudou a impulsionar os resultados positivos divulgados hoje (11) pela Petrobras. De janeiro a setembro deste ano, a companhia acumulou lucro líquido de R$ 24,588 bilhões, ultrapassando em 10% o resultado apresentado em igual período de 2009. O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que o momento de expansão da economia nacional representou uma “surpresa positiva” para a companhia.
 

“[O aumento] foi maior do que era o esperado. Porque normalmente o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] acaba demandando mais produtos. Como temos um crescimento de PIB de 7% a 8% era de se esperar que a demanda por derivados fosse na ordem de 5% e cresceu mais de 10%. A atividade econômica foi muito maior. Ninguém fazia projeção desse volume de demanda. Isto é bom para o país.”
 

Barbassa citou o caso do aumento no consumo de gás de cozinha, que manteve trajetória de alta, com 4% sobre o segundo trimestre e de 4% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. “As famílias estão consumindo mais. Estão cozinhando mais.”
 

Ele também citou o crescimento expressivo no segmento de combustível de aviação, que foi 33% superior nos três trimestres deste ano contra o mesmo período de 2009. “O número de pessoas viajando é muito grande”.
 

O diretor da Petrobras previu a manutenção da tendência de alta nos resultados da empresa para o próximo trimestre. “A estimativa é favorável, por causa da indicação do crescimento da economia como um todo.” Mesmo assim, Barbassa descartou a possibilidade da expansão da demanda pressionar para cima os preços no mercado. “Nós temos oferta suficiente para atender aos preços que estamos oferecendo”.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19