1º Fórum de Startups

Crescer Sem Medo vai melhorar ambiente de negócios para startups

Em evento na Fiesp, presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, detalha atuação dos investidores-anjo e pede apoio para aprovação da lei.

Redação/Agência Sebrae de Notícias
15/08/2016 15:21
Visualizações: 81

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou na última quinta-feira (11) a importância da aprovação do Projeto Crescer Sem Medo, que atualmente está na Câmara dos Deputados, para o desenvolvimento do ambiente de negócios das startups no Brasil. Ele participou do 1º Fórum de Startups, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo (SP).

O presidente citou o capítulo do projeto que regulamenta a figura dos investidores-anjo, que financiam com recursos próprios empreendimentos ainda em seu estágio inicial. O projeto estabelece uma divisão clara entre o investidor e o operador da empresa, permitindo que uma startup continue no regime do Simples mesmo recebendo um grande aporte de recursos. Além disso, reduz o risco do investidor em questões trabalhistas, por exemplo. “O investidor vai se preocupar apenas com o risco do negócio”, assinalou Afif.

A Câmara dos Deputados deve votar no dia 23 o Projeto de Lei Complementar (PLP) 25/2007 - Crescer sem Medo, que, após a aprovação, irá para a sanção presidencial. O capítulo que trata dos investidores-anjo entrará em vigor em 2017. Afif ressaltou que o ambiente não é amigável para o desenvolvimento de novos negócios no país e, por isso, são necessárias medidas de simplificação. Ele pediu a mobilização dos empresários para a votação do projeto em Brasília e a Fiesp deve organizar uma caravana de para acompanhar a apreciação da proposta em plenário.

Afif contou que o Sebrae vem acelerando seus investimentos na área de startups, principalmente a partir de 2012, quando passou a participar da Campus Party, o maior evento do setor no país, e citou a criação do programa Like a Boss, que incentiva o desenvolvimento do empreendimento digital. De acordo com o presidente, o foco do Sebrae é ajudar os futuros empreendedores na área de gestão, para que as ideias se tornem negócios sustentáveis. “Atualmente, 1,2 mil startups são atendidas pelo Sebrae, com mais de 5 mil pessoas impactadas. São 40 projetos em execução, com investimentos de R$ 12 milhões”, afirmou.

O presidente do Sebrae participou de um painel com a participação de Roland de Bonadona, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil; Alexandre Grenteski, assessor-técnico da Direção de Sistemas de Informação América da Renault; Ciro Bueno, diretor titular adjunto do Comitê Acelera Fiesp (CAF); Guillaume Sagez, sócio da Performa Investimento; Arthur Garutti, diretor Executivo da ACE; e Erminio Lucci, diretor de Gestão de Projetos de Investimentos da Investe São Paulo. A mediação foi de Rodrigo Barros, da Hands On TV. Os participantes destacaram as iniciativas de estimular o ambiente de startups no Brasil. A Renault, por exemplo, desenvolve o projeto Renault Experience 2.0, voltado para a formação de empreendedores que estão na universidade.

O 1º Fórum de Startups foi promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, pelo Comitê Acelera e pelo Comitê de Jovens Empreendedores, ambos da Fiesp. O objetivo da iniciativa é apresentar um mapa de oportunidades para as startups e promover um debate sobre a importância dos setores público e privado no desenvolvimento dessas empresas. O fórum ocorreu em conjunto com III Prêmio Empreendedor, que visa estimular a criação de ações inovadoras nas mais diversas áreas da economia. O intuito é reconhecer ações que gerem valor para a sociedade e para o mercado, impactando positivamente para o desenvolvimento.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19