Combustíveis

Cresce fusão nos setores de álcool e açúcar

Folha de São Paulo
24/08/2006 03:00
Visualizações: 125

A expansão do mercado sucroalcooleiro tem levado o setor a um movimento de consolidação. Nos seis meses iniciais de 2006, foram registradas sete transações de fusões e aquisições entre empresas de açúcar e álcool no Brasil, mesmo número de todo o ano passado, segundo a consultoria KPMG.

Ao menos dez operações estão em andamento e, provavelmente, o número final em 2006 deve superar as 11 registradas em 2001, maior dado em dez anos, afirma André Castello Branco, sócio da KPMG na área de fusões e aquisições.

O crescimento nas transações no setor deve se manter ao menos até o fim de 2007 porque "o mercado, extremamente pulverizado, necessita de consolidação", diz o analista. Segundo ele, o maior "player" do setor possui cerca de 10% de participação de mercado.

Entre as razões que reforçam a tendência, o fato de que compradores devem continuar a oferecer "bons preços" pelos ativos, empresas maiores que se capitalizam e a atuação de investidores estrangeiros.

Embora ainda seja um segmento de transações predominantemente domésticas em razão dos riscos envolvidos com empresas familiares e das dificuldades de negociações com as famílias -que são características desse ramo-, o cenário começa a mudar devido ao interesse crescente de estrangeiros, afirma o analista.

Três das sete operações realizadas até junho foram "cross border", ou seja, tiveram uma empresa do exterior envolvida. O número é superior ao de 2005, quando houve duas transações com esse aspecto.

O interesse de estrangeiros pelo setor explica-se pela elevação dos preços de açúcar e do álcool nos últimos anos. O contrato de açúcar cresceu mais de 100% entre o início de 2005 e o deste ano, enquanto a demanda por álcool aumentou com a alta da cotação do petróleo.

No Brasil, os custos de produção ainda são menores do que a média mundial -no caso do etanol, a diferença chega a 50%, segundo a consultoria.

Há poucos dias, por exemplo, o maior grupo de açúcar da Índia, a Bajaj Hindusthan, anunciou plano de investir US$ 500 milhões no Brasil para atender à demanda pelas commodities.

O número maior de fusões e aquisições no setor representa, na verdade, uma retomada. Após um início de década aquecido, em 2003 e 2004 houve só nove operações, 67% domésticas. A razão, diz o analista, foi a diferença na expectativa de preços dos ativos entre compradores e vendedores, devido a fatores que poderiam elevar os valores. Ele cita a discussão da queda dos subsídios aos produtores de açúcar na Europa, na época em estágio inicial.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19