Gás natural

Cresce demanda por gás natural no Ceará

O Povo, 10/01/2019
10/01/2019 11:13
Visualizações: 113

A necessidade de aumentar o fornecimento de gás natural do Ceará – cuja demanda cresceu 15% em 2018, de acordo com a Cegás – e a implementação dos aterros sanitários regionais em Sobral, Limoeiro do Norte e Cariri, que ocorrerá este ano, podem fazer do Ceará uma referência em utilização de gás renovável. Atualmente, 15% dos 550 mil m³ de gás natural que o Estado consome é produzido pela usina GNR Fortaleza no Aterro Sanitário de Caucaia, que gera biometano a partir da decomposição dos dejetos. “O Ceará é pioneiro na utilização do gás renovável. Para se ter uma ideia, a Suécia, que é a grande referência, utiliza 10% de gás gerado em aterros”, explica o presidente da companhia, Hugo Figueiredo.

Ampliação de base de fornecedores

A GNR e a Cegás negociam a ampliação da produção dos atuais 81 mil m³ para 130 mil m³ até 2020. Além disso, a Cegás participa de uma Chamada Pública coordenada com outras seis distribuidoras de gás do Nordeste, aberta até o próximo dia 31, para ampliar a base de fornecedores. De acordo com Figueiredo, a demanda deve continuar crescendo ao menos 6% ao ano e deve-se “à recuperação da economia e a várias ações de mercado da Cegás para divulgar a vantagem do gás natural”, que renderam 2,5 mil novos usuários em 2018.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20