Evento

CPqD participa de congresso de inovação tecnológica no setor elétrico

A experiência do CPqD no setor elétrico será apresentada durante o VI CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, que começa hoje e se estende até sexta-feira (19), em Fortaleza, no Ceará. Realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o congresso tem o

Redação
17/08/2011 13:57
Visualizações: 126
A experiência do CPqD no setor elétrico - e suas competências nessa área - será apresentada durante o VI CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, que começa hoje e se estende até sexta-feira (19), em Fortaleza, no Ceará. Realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o congresso tem o objetivo de mostrar os resultados dos programas de pesquisa e desenvolvimento executados pelas empresas de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica de todo o país.
 

Nesta edição do evento, organizada pela Coelce - Companhia Energética do Ceará, o foco do CPqD serão os projetos de pesquisa e desenvolvimento baseados em tecnologias de geoprocessamento e de suporte a decisão. Nas sessões técnicas do congresso, esses projetos serão apresentados, principalmente, pelas empresas de energia com as quais foram desenvolvidos.
 

Na área de tecnologias de geoprocessamento, por exemplo, uma das palestras abordará o uso dessa tecnologia em uma ferramenta - desenvolvida especificamente para isso - destinada à avaliação e revisão das tarifas de energia elétrica. O projeto foi realizado com a Copel, do Paraná, que fará sua apresentação na palestra Desenvolvimento de um protótipo de disseminação de informações para revisão tarifária baseada em padrões abertos e geoprocessamento. 
 

Outro projeto, desenvolvido em parceria com a Eletronorte, prevê o uso de sensores e de ferramentas de geoprocessamento para o monitoramento das linhas de transmissão de energia. “Para isso, a ideia é colocar sensores de tempo, de presença, de descarga atmosférica e de corrente de fuga (este desenvolvido pelo CPqD) ao longo da linha de transmissão. As informações captadas por esses sensores são enviadas para um sistema de informações geográficas (SIG) utilizado no monitoramento remoto da linha”, explica o pesquisador Daniel Teijeiro, do CPqD, que vai apresentar o projeto no congresso - na palestra Cadastro georreferenciado de linhas de transmissão e monitoração com sensoriamento remoto.
 
 
As duas palestras serão realizadas amanhã (18/08), no período da tarde. Além disso, o CPqD também terá um espaço na área de exposições do CITENEL, onde vai mostrar os resultados de diversos outros projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados em parceria com empresas do setor elétrico.
 

O VI CITENEL está sendo realizado na Fábrica de Negócios, em Fortaleza, simultaneamente ao II Seminário de Eficiência Energética do Setor Elétrico. Mais informações sobre os eventos estão disponíveis no site www.citenel.gov.br
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.