Energia

CPFL Renováveis avalia que PCHs voltarão a ser competitivas

AgÊncia Reuters
24/08/2011 18:17
Visualizações: 46
As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) voltarão a ser competitivas, disse o presidente da CPFL Renováveis, Miguel Saad, nesta quarta-feira (24).

"A gente acredita que a PCH voltará a ser competitiva, em determinado momento", disse o executivo ao detalhar que a revisão de projetos de PCHs e a redução de custos com obras tendem a acontecer naturalmente.

"Como temos um grande potencial de PCHs no Brasil, elas terão que ser construídas."

A CPFL Renováveis, nova empresa formada pela associação da CPFL Energia com a Ersa, tem 307 megawatts (MW) de PCHs em operação, 20 MW em construção e 603 MW em estágio de preparação ou desenvolvimento.

A CPFL está revendo alguns desses projetos em preparação e desenvolvimento, com a intenção de torná-los mais baratos, reduzindo os custos de implantação.

Atualmente, Saad considera que as tarifas de energia praticadas nos leilões do mercado regulado são incompatíveis com os custos dos projetos de PCHs. "Mas existe oportunidade para melhorar os projetos", frisou o executivo, que considera a demora na obtenção de licenças ambientais uma das principais dificuldades para viabilizar PCHs.

A CPFL Renováveis anunciou a compra, na semana passada, da Santa Luzia Energética, detentora da PCH Santa Luzia, no interior de Santa Catarina.

Segundo Saad, a empresa continuará avaliando oportunidades de aquisição, em todos os segmentos nos quais atua, visando aumentar o portfólio da empresa que nasce como a maior da América Latina em geração de fontes renováveis, com um portfólio total de 4.454 gigawatts (GW).

"Aquisição é uma questão de oportunidade (...) Se for um ativo que seja um negócio interessante, a gente vai analisar", disse.

A CPFL Renováveis foi formalizada nesta quarta-feira, após a aprovação dos acionistas das empresas envolvidas na associação, em assembleia.

A CPFL Energia será a acionista majoritária da CPFL Renováveis, com 54,5% de participação.

Após a integração dos empreendimentos da Jantus, adquirida pela CPFL em abril deste ano, a CPFL Energia terá uma participação de até 63,6% no capital da nova empresa e os sócios da Ersa ficarão com 36,4%.


Eólicas

A CPFL Renováveis investirá cerca 480 milhões de reais nos quatro parques eólicos que serão construídos no Rio Grande do Norte, no total de 116 MW de capacidade instalada.

A construção dos parques foi anunciada na última quinta-feira (18) pela Ersa.

Saad disse que a companhia quer obter o máximo em financiamento permitido para esses projetos, que costuma ser de 70 a 75% do total, no caso de bancos de fomento como o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20