Lutz

Cosan não é apenas açúcar e etanol

Jornal do Commercio
19/10/2009 11:51
Visualizações: 101
A partir de primeiro de novembro, quando Marcos Marinho Lutz assumir a presidência da gigante do setor sucroalcooleiro mundial Cosan, mais uma passo em direção à profissionalização da empresa estará concretizado. Neste dia, deixa a área executiva da empresa o último representante da família controladora da empresa, Rubens Ometto.

“A saída de Ometto da executiva é um momento emblemático para a companhia, mas ele organizou a sucessão de forma madura, e este movimento não representará uma ruptura no processo de estruturação no nosso negócio”, afirmou Lutz, em entrevista na sexta-feira.

Segundo Lutz, a empresa está focada o suficiente em sua gestão e haverá uma continuidade no que estava sendo feito por Ometto, que continua na empresa como presidente do Conselho de Administração. “Não foi uma coisa decidida de uma hora para outra. O Rubens sempre falava que quando chegasse perto dos 60 anos iria deixar a presidência. Agora, ele terá mais tempo para o planejamento estratégico da Cosan”, disse.
Ao enumerar cada braço operacional da Cosan, Lutz ressalta que “a Cosan não é mais uma empresa apenas de açúcar e etanol” mas cada área é estratégica e tem sinergia com o negócio de açúcar e etanol. Segundo ele, a diversificação permite uma geração de caixa mais confortável, além de reduzir o risco de exposição aos ciclos de altas e baixas das commodities.

Rubens Ometto tem 59 anos. Contente pela confiança depositada em sua capacidade de gestão, o novo presidente da Cosan diz que o foco principal da empresa continuará sendo a produção de açúcar e álcool apesar da diversificação da companhia. Nos resultados do primeiro trimestre da safra 2009/10, por exemplo, referente ao período de abril, maio e junho de 2009, 61% da receita líquida da Cosan veio do setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes da Cosan, a CCL (ex-Esso), incorporada à empresa em dezembro de 2008.

foco. “Embora a maior parte da receita tenha vindo do setor de combustíveis, esta empresa nasceu com o foco em açúcar e etanol e vai continuar com este foco”, disse. O executivo disse também que acredita que sua escolha para suceder Rubens Ometto deveu-se à sua capacidade de gestão e não está vinculada ao seu cargo anterior, de vice-presidente comercial e de logística da Cosan.

Segundo ele, a escolha de seu nome não significa que a Cosan irá dar uma prioridade especial aos projetos logísticos, em especial à Rumo Logística, projeto desenvolvido por Ometto e Lutz e que prevê a construção de ferrovias para o transporte anual de até 9 milhões de toneladas de açúcar por ano, do interior paulista até o terminal da Rumo no Porto de Santos.

“Atualmente, cerca de 60% do açúcar embarcado por Santos já é feito pelo terminal portuário da Rumo”, afirma. Os investimentos estimados para este projeto superam R$ 1 bilhão. Com Lutz assumindo a presidência da Cosan, seu antigo cargo foi extinto. “Acreditamos que a empresa já está madura o suficiente e os presidentes de cada área estão definidos e focados na gestão”, disse. Desta forma, todos os responsáveis pelas cinco áreas operacionais e pelas três áreas de apoio irão se reportar diretamente a ele a partir de novembro.

Nas áreas operacionais, Pedro Mizutani continua na administração das operações agrícolas de açúcar e etanol, inclusive bioenergia. Na presidência da Cosan Combustíveis e Lubrificantes (CCL), segue Leonardo Gadotti. Júlio Fontana Neto continua na presidência da Rumo Logística, cuidando também da participação de 26% que a Cosan possui na Uniduto, o alcoolduto que deve ser construído para escoar o etanol produzido no interior do país para o porto de Santos.

A Radar Propriedades Agrícolas tem Ricardo Mussa no comando. Nos negócios de alimentos, as exportações de açúcar são dirigidas por Carlos Murilo Barros de Mello, responsável por um faturamento de US$ 1 bilhão por ano. Cuidando do mercado interno, está Melchiades Terciotti. “No varejo de refinado, com cinco marcas, entre elas a líder União e o Açúcar da Barra, temos mais de 50% do mercado”, afirma Lutz.

diversificação. No suporte destas cinco áreas operacionais estão o recém-criado Centro de Apoio ao Negócio (CAN), dirigido por Carlos Piotrowski, a área jurídica com Marcelo Portela e a área financeira e de Relação com os Investidores, dirigida por Marcelo Martins.

“Esta diversificação fará com que a Cosan permaneça bem posicionada no longo prazo. Daqui a dez anos, a sociedade irá ver de forma mais clara o papel da Cosan na produção de energia limpa e renovável, seja no etanol que abastece os veículos, seja na eletricidade de bagaço de cana utilizada nas residências”, afirma.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13