Empresas

Converteam entrega primeiro motor para os porta-aviões Queen

A Converteam, especialista em conversão de energia, realizou a entrega do primeiro dos motores de propulsão para os porta-aviões Classe Queen Elizabeth (QEC) da Marinha Real Britânica, como parte de um contrato firmado para o projeto e fornecimento dos principais componentes dos sistemas de prop

Redação
11/04/2011 17:25
Visualizações: 77
A Converteam, especialista em conversão de energia, realizou a entrega do primeiro dos motores de propulsão para os porta-aviões Classe Queen Elizabeth (QEC) da Marinha Real Britânica, como parte de um contrato firmado para o projeto e fornecimento dos principais componentes dos sistemas de propulsão elétrica dos dois novos navios.


Com 65.000 toneladas cada, os dois porta-aviões serão os maiores navios já construídos para a Marinha Real Britânica. Eles serão impulsionados por um sistema de Propulsão Elétrica projetado pela Converteam denominado Integrated Full Electric Power - IFEP. Cada navio é projetado com duas linhas de eixo acionadas por dois Motores a Indução de tecnologia avançada, conhecidos como Advanced Induction Motors - AIMs.


O primeiro AIM, pesando aproximadamente 110 toneladas, partiu recentemente da fábrica da Converteam em Rugby, no Reino Unido, num caminhão com 72 rodas para uma viagem de três dias até o estaleiro Govan da BAE Systems, onde será posicionado por um guindaste em um dos blocos de construção do Queen Elizabeth.


A experiência da Converteam em propulsão elétrica também será aplicada por meio do fornecimento de outros elementos essenciais do sistema IFEP: seis geradores, quatro painéis de distribuição de alta tensão (11kV), doze inversores de frequência VDM25000, filtros harmônicos e Sistema de Gerenciamento e Controle de Energia Elétrica (EPCAMS).


Mark Dannatt, Diretor Naval da Converteam, comentou: “Até o momento, entregamos todos os equipamentos de acordo com o cronograma do programa – graças à contribuição de todos os envolvidos. Os três motores de propulsão restantes para o Queen Elizabeth estão completos e prontos para entrega, e é com prazer que anuncio que está sendo iniciado agora o trabalho de construção dos quatro motores para o segundo navio – o Prince of Wales.”


A Converteam UK é membro-fundador da Sub Aliança para Energia e Propulsão junto com a Rolls Royce, Thales UK e L3 Communications. Essa parceria reuniu estas empresas líderes em suas áreas de atuação específicas com o propósito de oferecer, a baixo custo, um mecanismo eficaz para a entrega de um sistema integrado de propulsão e energia para os navios Queen Elizabeth e Prince of Wales.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13