Empresas

Converteam continua a investir no mercado brasileiro

Investir no desenvolvimento de infraestrutura e produção do Brasil tem sido o compromisso da Converteam há quase 30 anos. Com atuação global, o grupo de origem francesa, marca aqui sua presença com a Converteam Brasil. O escritório central em Belo Horizonte gerencia uma rede de engenharia, fa

Redação
16/08/2010 14:57
Visualizações: 159
Investir no desenvolvimento de infraestrutura e produção do Brasil tem sido o compromisso da Converteam há quase 30 anos. Com atuação global, o grupo de origem francesa, marca aqui sua presença com a Converteam Brasil. O escritório central em Belo Horizonte gerencia uma rede de engenharia, fabricação, treinamento e serviços que se expande pelo Brasil, em segmentos como: naval, offshore, petróleo & gás e processos, além de atuar em outros mercados, como siderurgia, manuseio de materiais e mineração, energia e tratamento de água.

 

A presença da Converteam no país inclui escritórios, instalações de fabricação e centros de serviço em várias regiões: Belo Horizonte, Betim, Macaé, Vitória, Parauapebas e, mais recentemente, um novo escritório no Rio de Janeiro.

 

Em sua história local a Converteam Brasil forneceu sistemas de grande porte - elétricos, de automação e instrumentação - para alto-fornos, convertedores e plantas de metalurgia secundária, atendendo às maiores indústrias metalúrgicas do país.  Nas áreas de manuseio de materiais e mineração, oferece soluções de sistemas elétricos e de automação para diversos tipos de máquinas de grande porte para pátios de estocagem, grandes sistemas transportadores, viradores de vagões, carregadores e descarregadores de navios, atendendo às maiores mineradoras do Brasil.

 

Para muitas pessoas, a Converteam é um sinônimo da indústria offshore. Sendo uma das mais antigas fabricantes de sistemas de controle de posicionamento dinâmico - DP, sistemas de controle para embarcações, sistemas de perfuração e sistemas de propulsão a diesel e energia elétrica, a empresa apresenta uma longa história de investimentos e realizações no país.

 

A era moderna dos investimentos da Converteam na indústria offshore brasileira começou no final da década de 80 e início da década de 90, com o desenvolvimento do que foi na época uma nova configuração revolucionária para o controle de posicionamento dinâmico, conhecida como “votação tripla”, a qual atendeu e até mesmo superou todas as demandas da Petrobras em termos de melhoria da segurança e confiabilidade. A primeira instalação de um sistema de posicionamento dinâmico por votação tripla foi para um navio de perfuração conhecido como Neddrill 2 (cujo nome foi alterado depois para Noble Roger Eason), e a mesma subsequentemente tornou-se uma espécie de padrão nas frotas de perfuração em águas profundas.

 

A partir daí, a Converteam expandiu rapidamente sua presença no Brasil com instalações de posicionamento dinâmico, automação, perfuração e sistemas de propulsão para operadores e empresas como Petrobras, CBO, Astromarítima, Noble e Odebrecht, dentro outras.

 

Hoje, a Converteam está dando continuidade ao desenvolvimento de suas equipes e instalações no país, o que é claramente exemplificado pelo importante projeto de upgrade da plataforma da Petrobras P23, no qual a equipe de engenharia está intimamente engajada, do início ao fim, com design, testes, comissionamento, ensaios no mar, treinamento e suporte de longo prazo, tudo isso conduzido por especialistas locais.

 

João de Deus, presidente da Converteam Brasil e CEO América do Sul, ressalta “somos únicos enquanto empresa de engenharia e fabricação para este tipo de projeto no Brasil. Nossa capacidade local de produção inclui inversores de frequência de baixa e média tensão, conversores CA/CC, painéis de baixa e média tensão, sistemas de automação e CCMs para perfuração. Adicionalmente, damos suporte aos nossos clientes por meio de uma ampla gama de serviços de engenharia, treinamento e pós-vendas que abrangem toda a linha de produtos e sistemas da Converteam – tudo isso com o apoio e a retaguarda que resultam de fazermos parte de uma grande empresa internacional, especialista em engenharia elétrica”.

 

“No Rio de Janeiro, uma nova instalação de treinamento aprovada pelo Nautical Institute será inaugurada em 2010. Operada pela C-Mar, há muito tempo parceira da Converteam em treinamentos, ela fornecerá treinamento a operadores no novo equipamento Série C de DP da Converteam, além de cursos básicos e avançados do Nautical Institute. Além da base de treinamento e suporte técnico situada em Macaé, nossa participação no centro de treinamento do Rio é mais um sinal de que a Converteam continua a investir com o firme objetivo de manter sua posição de liderança como fornecedora de equipamentos e serviços no Brasil ao longo das próximas décadas”, conclui João de Deus.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13