Energia elétrica

Consumo em todo o Brasil cresce 3,6% em abril

Redação/Assessoria CCEE
04/05/2018 20:33
Visualizações: 207

Dados de medição coletados entre os dias 1º e 30 de abril apontam aumento de 3,6% no consumo e de 4,2% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise indica que o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN, ao longo de abril, foi de 61.744 MWmédios, índice 3,6% superior ao registrado em abril de 2017, quando as temperaturas observadas no período foram mais amenas quando comparadas as deste ano.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, indústrias, rurais, serviços, iluminação pública e outros), o consumo foi 1,1% superior, já considerando na análise as cargas de consumidores que migraram para o mercado livre (ACL). Haveria incremento de 2,8% no consumo, caso a migração não fosse considerada.

O consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (com consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), cresceu 9,6% em abril, índice que engloba as cargas oriundas do ACR na análise. O consumo seria 5,5% superior, se o impacto da migração não fosse levado em conta.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de veículos (+15,9%), bebidas (+11,6%) e alimentício (+8,8%) registraram aumento no consumo, mesmo sem o impacto da migração na análise, enquanto apenas o segmento de serviços (-1,2%) apresentou retração no consumo dentro do mesmo cenário.

Já a geração de energia, ao longo de abril, atingiu 65.175 MWmédios, índice 4,2% superior ao registrado no ano passado. A produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, cresceu 10,1% e das usinas eólicas 2,8%. As térmicas, por outro lado, registraram queda de 19,2% na produção de energia no período.

O InfoMercado Semanal Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em abril, o equivalente a 99,6% de suas garantias físicas, ou 48.767 MWmédios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 88,6%.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19