ANP

Conheça os finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016

A edição 2016 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica teve 46 projetos inscritos.

Assessoria ANP/Redação
05/07/2016 15:52
Visualizações: 331

A avaliação dos projetos foi realizada com base nos critérios originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, contribuição científica e tecnológica, e percentual de conteúdo local.

Veja abaixo a lista dos finalistas de cada categoria por ordem alfabética:

Categoria I: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera

- PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize

Executores: PUC-Rio e Petrobras

Descrição: O objetivo do projeto é disponibilizar ferramentas tipo "pigs instrumentados" para a inspeção de dutos submarinos de produção de petróleo e gás em águas profundas. Os dutos em águas profundas, em especial os do pré-sal, apresentam configurações construtivas que requerem pigs especiais, dada a existência de grandes variações de diâmetro, grandes espessuras em diâmetros pequenos, altas pressões, grandes ranges de temperatura, longos percursos e gás como fluido principal. O projeto é considerado inovador por oferecer ao mercado uma alternativa para a inspeção dos dutos que até então não podiam ser inspecionados, devido à ausência de alternativas nacionais e mundiais.

- Simulador Marítimo Hidroviário (SMH)

Executores: USP e Petrobras

Descrição: O projeto busca desenvolver um centro de simulação para a pesquisa e o estudo de manobras marítimas, portuárias e hidroviárias. O objetivo é prover uma ferramenta robusta para estudos de operações offshore não convencionais, envolvendo múltiplos navios e plataformas, permitindo a previsão de limites ambientais e operacionais com maior segurança. Considera-se um projeto inovador por ser o primeiro e único centro de simulação de manobras marítimas para estudo e pesquisa de novas operações desenvolvido no Brasil, com contribuições ao estado da arte em diversas áreas de pesquisa, bem como para o aperfeiçoamento das operações marítimas na indústria de petróleo e gás.

- Sistema com Múltiplos Sensores a Laser para Inspeção de Materiais Compósitos com Shearografia

Executores: UFSC e Petrobras

Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de inspeção capaz de avaliar a qualidade de reparos de materiais compósitos aplicados em tubulações metálicas bem como a qualidade de adesão de juntas ponta e bolsa em tubulações de materiais compósitos, com portabilidade e robustez para ser aplicado em campo. Por meio da aplicação de um sistema modular com múltiplos sensores a laser, utilizando a técnica interferométrica shearografia, seria possível inspecionar, de forma rápida e em uma única etapa, toda região perimetral de uma junta adesivada ou de um reparo de compósito aplicado em uma tubulação metálica. O sistema de inspeção é inédito devido à utilização de novos instrumentos de medição, múltiplos sensores e por apresentar tamanho compacto, compatível com ambientes de vibração, em inspeções onshore e offshore.

Categoria II: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera

- Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real (PWDa)

Executores: Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS), UCL, UFRRJ, UTFPR, Petrobras

Descrição: O projeto PWDa tem por objetivo o desenvolvimento de um programa de interpretação automatizada de dados provenientes de sensores instalados em sistemas de perfuração, buscando detecção imediata de sinais indicativos de situações indesejadas, a fim de que ações corretivas ou preventivas possam ser tomadas. Este é o primeiro software desenvolvido no país com modelos de cálculos transientes para interpretações em tempo real de possíveis problemas operacionais durante a perfuração de poços, auxiliando o processo de tomada de decisão, através de metodologia automatizada de análise de dados com critérios quantitativos, retirando a parte subjetiva da interpretação e identificação de eventos.

- Tecnologia de Reparo de Linhas Flexíveis Submarinas por Filament Winding

Executores: ARBRA Engenharia Industrial e Petrobras

Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver uma tecnologia para reparo submarino de dutos flexíveis utilizando a técnica de filament winding. A tecnologia permite realizar reparos assistidos por ROV, com acionamentos hidráulicos realizados através de barco de apoio ou lançador de linhas PLSV, não necessitando de mergulhadores nem operações manuais. A máquina é projetada para operar em lâminas d'água rasas e profundas, e pode haver aplicação de tensões compressivas (de aperto) na região danificada, que possibilita a recomposição estrutural local do duto. Além disso, sua retirada não é necessária, dado que o diâmetro externo e a rigidez da linha não são afetados de forma expressiva. Segundo os autores, não há no mercado nacional e internacional oferta de tecnologia semelhante que possa recuperar a integridade de dutos flexíveis submarinos em operação.

- Unidade Móvel Experimental em Reúso de Água

Executores: EP Engenharia do Processo e Petrobras

Descrição: O projeto tem como objetivo principal implantar de forma piloto a reutilização de água nas unidades de operação da empresa petrolífera, possibilitando a definição das melhores rotas tecnológicas para o tratamento da água e dos efluentes industriais. A unidade móvel de reuso de água e efluentes possui equipamentos em escala piloto, que testam até 90 soluções tecnológicas para tratamento de água e reuso. A estação pode ser movimentada e testar in loco os processos para remoção de sólidos, remoção de carga orgânica, polimento e desmineralização, simulando as condições de funcionamento específicas para as diferentes características da água e efluentes, com vista à produção e reutilização compatível com a água de alta qualidade em sistemas de resfriamento ou geração de vapor, maiores demandantes de água em uma refinaria, por exemplo, atingindo somados a cerca de 80% dos volumes captados.

Categoria III: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera

- Bomba Centrífuga Submersa Submarina Instalada em Skid no Leito Marinho (S-BCSS)

Executores: FMC Technologies Brasil e Petrobras

Descrição: O projeto tem como objetivo disponibilizar um novo conceito para aplicação da tecnologia de bombeio centrífugo submerso submarino (BCSS) instalado no leito marinho, tendo por motivação principal a redução dos custos de instalação e intervenção/manutenção, quando comparado aos BCSS que operam dentro do poço, integrado à coluna de produção. A tecnologia é aplicável principalmente em poços com baixa razão gás-óleo, cuja aplicação de bombeamento submarino traz benefícios econômicos pelo aumento da vazão da produção. A utilização desta tecnologia permite uma redução nos custos de instalação, retirada e reinstalação.

- Cimento Autorreparável com CO2

Executores: Schlumberger Serviços de Petróleo e Petrobras

Descrição: O projeto desenvolveu uma formulação de pasta de cimento para operações de cimentação, tampão e squeeze de poços de petróleo, que oferecesse maior segurança em ambiente de CO2. O aumento da garantia da integridade do poço na presença de CO2 – presente no reservatório ou injetado no poço para recuperação secundária – ocorre pelo fechamento de fissuras e/ou microanulares no cimento solidificado pelo contato com CO2, que acionaria o efeito de autorreparação no próprio cimento. A existência de espaços microanulares e fissuras na matriz do cimento no poço de petróleo cria percursos preferenciais para que o CO2 migre, podendo afetar a integridade do poço. A presença de um componente no material cimentante que se expanda com o fluido contendo CO2 permite restabelecer a integridade da matriz de cimento e consequentemente dos poços. A tecnologia pode ser aplicada para cimentar poços em reservatórios que naturalmente contenham CO2 associado aos fluidos de formação, como é o caso dos poços do pré-sal no Brasil, ou em poços em que CO2 é injetado, armazenado ou extraído.

- Otimização do Processo de Perfuração no Pré-Sal

Executores: Schlumberger Serviços de Petróleo e Petrobras

Descrição: O objetivo do projeto é a redução dos custos de construção de poços offshore por meio do desenvolvimento do cortador de diamante cônico (CDE, sigla em inglês), que é uma nova tecnologia com maior resistência ao impacto e abrasão quando comparado aos cortadores PDC tradicionais. O projeto englobou o desenvolvimento de cinco protótipos de broca utilizando essa tecnologia, sendo a empresa petrolífera pioneira em seu uso em campo. O conceito de broca híbrido, composto por elementos de corte CDE e PDC, oferece uma nova solução inédita e específica para superar as incertezas geológicas do pré-sal brasileiro e seus carbonatos, bem como uma série de desafios de perfuração. Além disso, a primeira corrida utilizando os elementos cônicos de diamante (CDE, sigla em inglês) como elemento de corte na aleta da broca foi realizada no Brasil.

O vencedor de cada categoria e a “Personalidade do Ano” serão anunciados no dia 28 de julho de 2016 em local oportunamente divulgado pela ANP.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19