BRANDED CONTENT

Componentes confiáveis em equipamentos de plataformas offshore e para a indústria marítima

Redação TN Petróleo/Assessoria
06/12/2022 11:30
Componentes confiáveis em equipamentos de plataformas offshore e para a indústria marítima Imagem: Divulgação Visualizações: 1521

Quando falamos de plataformas offshore logo vem a mente “aplicação exigente”. Um dos adjetivos que melhor define as atividades em plataformas offshore é: produtividade. Tudo gira em torno de maximizar a produção e aproveitar da melhor forma possível a continuidade do trabalho.

Logo aí já encontramos a correlação com os componentes da igus. Quando o assunto é prolongar a vida útil dos equipamentos e maximizar a produtividade, diminuindo a necessidade de manutenção constante ou falhas não planejadas, nós com certeza podemos ajudar!

Infelizmente para manter os bons além de bons profissionais são necessárias ótimas máquinas e componentes confiáveis, para dar total suporte à execução do trabalho. Paradas não planejadas implicam em custos inimagináveis para essas empresas. Por isso o trabalho de forma contínua é essencial.

Para que o gerenciamento das peças e máquinas seja o melhor possível além de manutenções preventivas e bem planejadas a seleção dos componentes pode ajudar e muito a manter a produtividade. Trouxemos aqui como os sistemas de esteiras porta cabos da igus e os cabos elétricos podem ajudar nisso!

Auxilia na manutenção preventiva e no planejamento da mesma
Como os componentes possuem vida útil calculável de acordo com as necessidades e exigências da operação em questão é possível antecipar as trocas necessárias (isso depois dos longos períodos de funcionamento livre de manutenção).

Livres de corrosão e resistentes
As condições no mar são adversas e muito exigentes para os componentes. Devido ao vento e ao movimento, a água do mar, as temperaturas altas e baixas, os choques e as vibrações acabam exigindo bastante os cabos, mangueiras e sistemas de esteiras porta cabos. Todos os componentes são 100% resistentes à corrosão, resistentes à água do mar, resistentes à raios UV, testados e comprovados para essas aplicações.

Sistemas compactos, robustos e leves
Todos esses pontos são importantes quando falamos na operação em alto mar. Seja por conta do transporte, da instalação ou da operação. A robustez dos componentes garante que mesmo nos mares mais agitados a operação e proteção dos cabos e mangueiras será contínua. As esteiras porta cabos por serem feitas em polímero são cerca de 70% mais leves que as soluções metálicas.

Certificação e confiabilidade
Os cabos foram especialmente desenvolvidos para as esteiras porta cabos, com os certificados adequados para a indústria do petróleo e do gás. Com certificação DNV-GL e NEK.

Linha smart plastics – indústria 4.0
Essa linha também pode ajudar e muito na produtividade. Muitas empresas já investem em softwares, sensores e tecnologias que ajudem a antecipar ações e monitorar em tempo real as aplicações, trazendo exatidão e precisão nas informações. A linha de plásticos inteligentes traz isso. Módulos e sensores inteligentes que permitem acompanhar as aplicações e notificam antecipadamente quando será necessária a troca do componente ou ao caso de falha por diferentes motivos.

Cabos elétricos especiais para aplicações marítimas

São mais de 370 tipos de cabos de controle, servo, motor, bus, dados, encoder/resolver, fibra ótica e diversos outros, todos com certificação DNV-GL e NEK 606! São os primeiros cabos específicos para a utilizam em esteiras porta cabos com esse tipo de certificação, de acordo com os padrões internacionais.

Você pode saber mais sobre os cabos aqui: https://www.igus.com.br/info/industries-cables-for-offshore

Sistemas de esteiras porta cabos para movimentos altamente exigentes   
Por serem feitas em polímero autolubrificante as esteiras da igus são livres de corrosão, estáveis, resistentes à água do mar e diversas outras condições encontradas nas plataformas offshore.

Elas são componentes modulares e com sua vida útil longa e calculável prolongam a operação contínua e protegem ainda mais os cabos e mangueiras.

Sistema modular de esteira porta cabos e-loop:

O e-loop combina as vantagens de uma esteira em polímero com as de um cabo de elevada resistência à tração. Dentro da esteira, o cabo de tração transfere as forças de tração para o terminal de fixação e depois para a estrutura. Como consequência, os condutores ficam totalmente livres de tensão.

Ele é um sistema modular tridimensional que pode mover cabos com alívio de tensão com um raio de curvatura definido. Os cabos podem ser inseridos ​​individualmente e facilmente substituídos em caso de manutenção necessária. Os elos da esteira também podem ser substituídos a qualquer momento.

Uma corda de tração de alta resistência dentro dos e-loops garante que as forças de tração sejam absorvidas e os cabos aliviados. Isso garante alta resistência do e-loop mesmo em condições ambientais muito adversas. São utilizadas conexões parafusadas duplamente seguras entre os elementos de alimentação de energia, que evitam a queda dos componentes e aumentam a confiabilidade operacional.

Confira abaixo alguns diferenciais do e-loop nos sistemas Top Drive:

1- Fácil integração na planta existente

2- Fácil manuseio para o processo de movimentação da sonda

3- Alta proteção do cabo através do corpo externo do e-loop (pára-choques) e alta força de tração através da corda de fibra plástica no centro do e-loop.

4- Modularidade do sistema completo que permite uma troca rápida e fácil de todos os componentes individuais (por exemplo, também em cabos individuais)

5- Oferece confiabilidade operacional devido à tensão de travamento secundária de todas as conexões aparafusadas

6- Raio de curvatura pequeno de 500 mm para minimizar colisões e emaranhados

Com o uso do sistema é possível melhorar a vida útil do equipamento de perfuração e reduzir consideravelmente os custos, reduzindo falhas e paradas não planejadas que implicam em manutenções constantes e perda de produtividade.

Sistemas montados prontos para instalar

Além dos componentes é possível realizar projetos específicos – com consultoria personalizada e gratuita para diversos tipos de aplicações. Sejam eles sistemas rotativos, verticais, horizontais, é possível confeccionar os cabos e mangueiras, os conectores e os sistemas de esteiras juntos e recebe-los montados, prontos para instalar. O trabalho e o tempo de instalação pode ser reduzido em até 95% nesse formato!  

Serviços de engenharia, supervisão e instalação

Além do suporte e da consultoria prestada durante o desenvolvimento dos projetos ainda é possível eliminar todas as dificuldades até das aplicações mais completas. Seja para inspeção, supervisão ou acompanhamento de instalações nós podemos ajudar também. Nossa meta é sempre evitar e reduzir ao máximo o excesso de engenharia, oferecendo a melhor solução, pelo melhor preço.

Para saber mais sobre as soluções da igus, acesse: 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13