Internacional

Companhias chinesas fecham 2004 com alta nas reservas de petróleo

EFE
11/02/2005 02:00
Visualizações: 52

As três principais petroleiras estatais da China encerraram 2004 com uma reserva de mais de 848 milhões de toneladas de petróleo e de 421,5 bilhões de m³de gás natural. A informação foi publicada nesta sexta-feira (11/02) pelo "Diário do Povo". O resultado se deve à intensificação das atividades de exploração no setor, diante da crise de escassez de petróleo que atinge o gigante asiático, obrigado a importar cerca de dois terços do seu consumo interno.
A Companhia Nacional de Petróleo da China (CNPC), maior petroleira do país, encontrou 520 milhões de toneladas em novas reservas de petróleo e 243,6 bilhões de m³ de gás natural em seis regiões diferentes no ano passado.
A Sinopec, por sua vez, a segunda maior petroleira chinesa, se deparou com 328 milhões de toneladas de petróleo em novas reservas, além de 177,9 bilhões de m³ de gás, no mesmo período.
Já a Companhia de Petróleo Submarino da China (CNOOC), empresa líder na exploração de petróleo em alto mar, descobriu dois novos campos, mas não divulgou o volume de reservas estimadas.
As três companhias iniciaram uma campanha de investimentos no exterior no ano passado, diretamente ligada à intenção do governo de criar uma reserva estratégica de petróleo que não deixe a China refém das oscilações do preço da commodity no mercado internacional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13