Internacional

Companhia Nacional de Petróleo da Líbia reabre dois oleodutos

Dow Jones Newswire, 21/12/2016
21/12/2016 11:17
Visualizações: 177

A Companhia Nacional de Petróleo da Líbia disse na terça-feira que os dois oleodutos fechados no oeste do país foram reabertos e poderão produzir 270 mil barris de petróleo por dia (bpd) nos próximos três meses - quase a metade da produção atual.

A nova produção, se sustentada, seria um impulso para a Líbia, na medida em que o país tenta reativar sua indústria de petróleo após anos de conflito na sequência da queda e morte do ditador Muamar Kadafi, em 2011. Sua produção caiu de um pico de mais de 1,6 milhão de barris por dia para menos de 300 mil barris por dia este ano.

A produção libanesa também complicaria os esforços para aumentar os preços do petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o cartel de 13 nações que tem a Líbia como membro. O grupo prometeu cortar sua produção em 1,2 milhão de barris por dia, mas isentou a Líbia e a Nigéria de qualquer obrigação porque sua produção havia sido interrompida pela violência.

Os investidores estão observando cuidadosamente a produção da Líbia. Adicionar 270 mil barris por dia de produção de petróleo anularia quase um quarto dos cortes prometidos pela Opep. Também cancelaria quase completamente os cortes prometidos pela Rússia, um produtor fora da Opep que aderiu ao acordo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13