Gás natural

Comitê do gasoduto da América do Sul completará estudos até julho

Grupo realizará nova reunião na Venezuela em março, quando o cronograma será concluído e submetido aos ministros venezuelanos, brasileiros e argentinos para aprovação.

Redação
17/02/2006 02:00
Visualizações: 171

A Petrobras informou nesta sexta-feira (17/2) que o Comitê Multilateral de Trabalho sobre Interconexão Gasífera na América do Sul, formado por representantes de Argentina, Brasil e Venezuela, deverá completar os seus estudos até 7 de julho. O trabalho auxiliará os ministros das áreas de energia dos três países nas decisões sobre o aprofundamento e a continuação do projeto do gasoduto de integração latino-americana que os interligará. Numa segunda etapa, o comitê - seguindo as orientações dos Ministros - deverá apoiar o planejamento e a implementação da integração gasífera proposta.

A informação foi dada durante a III Reunião do Comitê, iniciada na última quarta-feira e encerrada hoje, no Rio de Janeiro. Na ocasião, as discussões das reuniões anteriores prosseguiram e com o detalhamento das atividades previstas e sua compatibilização ao cronograma geral do projeto. De acordo com o comunicado divulgado pela estatal, será realizada em março uma nova reunião na Venezuela, onde o cronograma será concluído e submetido aos Ministros para aprovação, conforme o prazo estabelecido pelos presidentes dos três países.

Na última Cúpula do Mercosul (Montevidéu, dezembro de 2005), os presidentes de Argentina, Brasil e Venezuela firmaram a Declaração sobre Integração Gasífera Sul-Americana, considerada um passo decisivo no processo de integração regional. Eles instruíram seus ministros da área energética a criar grupos de trabalho para analisar a viabilidade do projeto. Os ministros dos três países assinaram o Memorando de Entendimento que determinou a elaboração de acordos e estudos para alcançar, no menor tempo possível, a estruturação de um projeto de interconexão nos setores de gás natural. O Memorando estabelece o prazo de 90 dias (março de 2006) para a apresentação de um cronograma de trabalho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19