Gás natural

Comgás completa 144 anos mais jovem do que nunca

Companhia investe em tecnologia e inovação para crescer com novas aplicações a gás natural para segmentos residencial, comercial e industrial.

Redação/Assessoria Comgás
26/08/2016 16:49
Visualizações: 450

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) completa 144 anos de trajetória neste domingo (28/08) investindo em tecnologia e inovação, com soluções e serviços em energia para os mercados residencial, comercial, industrial e automotivo

Para o segmento residencial, por exemplo, além dos usos convencionais (cocção e aquecimento de água para chuveiro), a Comgás vem desenvolvendo com parceiros novas aplicações a gás natural: lavanderia coletiva em edifícios, churrasqueira, lareira, secadora e aquecimento de água para piscina - tudo a gás natural. Uma das novidades é o gerador a gás natural para uma residência, opção para casas de alto padrão que sofrem com queda na rede elétrica.

No segmento comercial, especialmente no ramo da gastronomia, a Comgás vem apresentando novas soluções a gás natural com alta performance: fritadeira, lava-louças, forno combinado (que permite cozinhar diversas receitas simultaneamente) e forno de pizza - tudo a gás natural. Grandes consumidores de energia, como shoppings e hospitais, também vêm empregando o gás natural para geradores para o horário de ponta, em que a energia elétrica pode ser até quatro vezes mais cara, e assim reduzir o consumo de diesel com ganhos ambientais e econômicos. Em 2015 foram comercializados 37 kits bicombustível para a conversão de geradores, um salto de 1.133% em relação ao número de 2014 (três unidades).

Para a indústria, além do uso tradicional em fornos e caldeiras, a Comgás tem desenvolvido novas possibilidades: projetos de cogeração que permitem a geração de energia elétrica e de uma energia térmica (vapor e refrigeração, por exemplo) e geradores para o horário de ponta - até mesmo indústrias de pequeno porte como uma fábrica de sorvetes vêm recorrendo à solução. Outra alternativa, segura e econômica, é o gás natural para mover empilhadeiras.

A Companhia prossegue investindo em inovação - um dos projetos experimentais em andamento, no momento em análise em uma unidade de uma rede nacional de academias, testa o uso de um equipamento de microcogeração a gás natural para aquecer a água de chuveiros e piscina. A experiência, em análise, pode ser uma boa alternativa para a diversificação da matriz energética.

A diversificação de aplicações a gás natural tem contribuído para a evolução da Companhia, que conta com 1.634.222 clientes, de acordo com dados do mais recente balanço trimestral, divulgado este mês. Em 12 meses, entre 1º de julho de 2015 e 30 de junho deste ano, a empresa adicionou 114 mil novos clientes. São mais de 1,6 milhão de clientes no segmento residencial, aproximadamente 15.000 no segmento comercial e mais de 1.100 entre as indústrias.

"Energia para nós significa muito mais do que fornecer gás natural; ela precisa evoluir todos os dias e temos um papel importante a cumprir, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. Trabalhamos para ser a melhor alternativa energética para pessoas, empresas e a sociedade. Em 2016 mudamos o posicionamento da marca da Comgás para retratar a evolução de uma história de desafios, conquistas e muito crescimento, da qual toda a sociedade faz parte", afirma o diretor-presidente da Comgás, Nelson Gomes.

A Companhia também vem investindo em aperfeiçoar os canais de relacionamento com o cliente, lançando este mês o aplicativo "Comgás Virtual", que pode ser baixado gratuitamente no Google Play, para Android, ou Apple Store, para iOS. Com essa nova ferramenta, os clientes podem realizar atualizações cadastrais e ter acesso a serviços como solicitação de 2ª via da fatura e débito automático. Atualmente, os canais virtuais já respondem por 46% dos atendimentos aos clientes da Comgás.

Somente em 2015, a Companhia investiu R$ 521 milhões - em média, 1,4 milhão a cada dia. Do total de investimentos, 73% foi destinado à expansão da rede. São aproximadamente 14 mil quilômetros de rede de distribuição.

A Comgás está presente em 85 municípios em sua área de concessão: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Saiba mais sobre a história da Comgás

A empresa começou sua trajetória em 1872, ano em que a inglesa San Paulo Gas Company recebeu autorização para prestar serviços públicos de iluminação em São Paulo.

Em 1912, a companhia passou às mãos da canadense Light. Sua nacionalização ocorreu em 1959 e, na década seguinte, em 1968, a administração ficou com o município de São Paulo. Em 1984, a empresa foi assumida pela estatal Companhia Energética de São Paulo.

O capital da companhia foi aberto em 1996 e suas ações estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde 1997.

Em 1999, a Comgás teve seu controle acionário arrematado pelo consórcio formado pelo BG Group e pela Shell.

Em 2012, a Cosan - uma das maiores corporações econômicas privadas do Brasil - adquiriu do BG Group 60,1% do capital social da Comgás.

Hoje, a Cosan detém 61,73% do controle acionário da Comgás.

Como prestadora de serviços públicos, a Comgás tem suas atividades reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), órgão do governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Comgás: A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui cerca de 14 mil quilômetros de rede de distribuição em 85 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13