Evento

Começou ontem (25/03) em São Paulo a Plástico Brasil 2019, o evento reúne mais 800 marcas e treze países

Redação/Assessoria
26/03/2019 14:09
Visualizações: 186

Plástico Brasil 2019 - Feira Internacional do Plástico e da Borracha foi aberta ontem, 25 de março. O evento que reúne mais 800 marcas do Brasil e de mais 13 países acontece até sexta-feira, 29 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan; do presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo; do deputado federal, General Roberto Sebastião Peternelli Junior (PSL-SP), membro da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ); do presidente da Informa Exhibitions, Marco Basso; do presidente da Plastivida, Miguel Bahiense; do presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da Abimaq, Gino Paulucci Junior; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), José Ricardo Roriz Coelho.

O presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, destacou que o aumento de expositores e o crescimento de 20% na área de exposição mostram que o evento acertou em seu formato e que a expectativa é que o setor de máquinas cresça em 2019. "Esse crescimento será puxado pela retomada do mercado interno, mas para isso acontecer também dependemos que o governo execute as reformas da previdência e tributária".

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, ressaltou que a feira também lembra a sociedade da importância do plástico para a vida humana. "Precisamos educar a sociedade a descartar corretamente os resíduos e trabalhar para desenvolver a indústria de coleta seletiva". Figueiredo ainda ressaltou que indústria química lançou seu Compromisso com a Economia Circular do Plástico, que tem como objetivo a reutilização, reciclagem ou revalorização de 100% das embalagens de plástico até 2040.

A necessidade de se investir na educação em prol da sustentabilidade e do meio ambiente também foi destacada pelo presidente da Plastivida, Miguel Bahiense. "O plástico traz muitos benefícios à sociedade e nós precisamos nos lembrar de devolver um benefício, que é o de colocar o plástico para a reciclagem, para isso precisamos contribuir com a educação ambiental da sociedade".

Os benefícios gerados pelos plásticos foram lembrados pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da Abimaq, Gino Paulucci Junior: "o plástico não é um vilão, ele é essencial para o transporte da água potável e fundamental para a segurança alimentar no mundo".

Além de listar os benefícios que o plástico gera à sociedade, o deputado federal Roberto Sebastião Peternelli Junior (PSL-SP), membro da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), lembrou que toda a indústria de transformação tem um papel fundamental para melhorar a vida da população.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), José Ricardo Roriz Coelho, destacou ser necessária uma agenda de modernização do parque industrial brasileiro. "Precisamos interagir com tudo que leve a uma economia circular e ter uma agenda que promova o desenvolvimento do setor produtivo, com redução da burocracia e aumento da segurança jurídica para que possamos passar do analógico para o digital".

O presidente da Informa Exhibitions, Marco Basso, destacou o aumento da presença de expositores internacionais no evento que apresentam suas inovações ao mercado brasileiro na feira.

Além das 800 marcas expositoras nacionais e internacionais, a Plástico Brasil tem uma programação técnica com mais de 80 horas, incluindo seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita, ministrados por especialistas brasileiros e estrangeiros, autoridades, empresários e instituições de ensino.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13